sexta-feira, 10 de abril de 2009

olhos bem abertos

Ensaio Sobre a Cegueira (Blindness, 2008)


Direção: Fernando Meirelles
Roteiro: Don McKellar (baseado na obra de José Saramago)
Elenco: Julianne Moore, Mark Ruffalo, Alice Braga, Gael García Bernal e Danny Glover.
Extra: Custou US$ 25 milhões.


Sinopse: Uma inédita e inexplicável epidemia de cegueira atinge uma cidade. Chamada de "cegueira branca", já que as pessoas atingidas apenas passam a ver uma superfície leitosa, a doença surge inicialmente em um homem no trânsito e, pouco a pouco, se espalha pelo país. À medida que os afetados são colocados em quarentena e os serviços oferecidos pelo Estado começam a falhar as pessoas passam a lutar por suas necessidades básicas, expondo seus instintos primários. Nesta situação a única pessoa que ainda consegue enxergar é a mulher de um médico (Julianne Moore), que juntamente com um grupo de internos tenta encontrar a humanidade perdida. [AdoroCinema]



Vou tentar ser mais objetivo nos reviews. "Ensaio Sobre a Cegueira" é um filme que não agrada a maioria, principalmente críticos chatos pra caceta, e foi bastante injustiçado no cenário internacional. Muitos falaram que não funcionou como adaptação, mas a partir do momento em que o próprio autor se emociona ao assistir, todos os outros se provam errados em dizer isso.

Fernando Meirelles é, para mim, o maior cineasta brasileiro. Não por fazer filmes nos EUA, mas por fazer filmes bons. Excelentes. Se são falados em inglês ou não, pouco importa. "Cidade de Deus" é um dos maiores filmes nacionais de todos os tempos, rompeu barreiras e criou um novo cinema nosso. Com esse filme, Meirelles ganhou projeção internacional, indicação ao Oscar de melhor diretor. Veio "O Jardineiro Fiel", muito bom, que rendeu o Oscar de melhor atriz coadjuvante para Rachel Weisz, e indicações para o Bafta e o Globo de Ouro de diretor, e agora, "Blindness".

O filme tem uma das melhores fotografias recentes, uma direção de arte impecável, uma trilha sonora lindíssima, um roteiro excelente e uma direção primorosa.

Julianne Moore faz um show à parte. Impecável e talentosa como sempre ela consegue carregar o filme sendo a única a enxergar, transmitindo toda a complexidade que isso implica, que trabalho genial. Não vi os trabalhos de Angelina Jolie e Melissa Leo, mas elas devem ter suado para conseguir tirar a vaga de Moore, e até de Sally Hawkins em "Simplesmente Feliz".

Todo o elenco trabalho de forma ótima. Gael García Bernal é o melhor ator hispânico de sua geração, Alice Braga mostra um talento que foi oprimido em "Eu Sou a Lenda" - e um corpo também - Danny Glover dispensa comentários e Mark Ruffalo sempre competente.

Injustiçado, denso, forte, marcante, difícil, são algumas características que podem ser atribuídas ao filme. Fernando Meirelles é um gênio brasileiro que nos dá tanto orgulho quanto uma seleção de futebol, vôlei e outras modalidades que não merecia ter sido tão atacado como foi.

Mas ele é brasileiro, tenho certeza de que não desistirá nunca.


Nota: 9/10



quarta-feira, 1 de abril de 2009

Filmes Vistos no Mês

- Desculpem o sumiço, mas infelizmente, vou aparecer menos por aqui, tô estudando bastante. De qualquer forma resolvi fazer algo comum a outros blogs: a lista de filmes assistido no mês, e o que obtiver a maior nota será a Imagem do Mês, em caso de empate, vale o mais antigo. Espero que gostem.


(Clique para aumentar)






CORREÇÃO: A nota de "À Espera de um Milagre" é 9,5 e não 9 como escrito acima.