segunda-feira, 17 de maio de 2010

O Sonho de Cassandra

Eu já disse anteriormente no blog que não sou grande fã de Woody Allen, principalmente seus filmes mais antigos que não sei porquê são tão idolatrados. Mas o Woody "londrino", por assim dizer, vem me agrandando. "Vicky Cristina Barcelona", "Scoop - O Grande Furo", são filmes bem interessantes e gostosos de assistir. "O Sonho de Cassandra" é bem mais "dark" que os citados anteriormente, mas funciona.

A trama mostra os irmãos Ian (McGregor) e Terry (Farrell), o primeiro é investidor e pensa em um projeto para o futuro, o outro é viciado em jogos. De um jeito acabam tendo de pedir dinheiro a um tio milionário (Wilkinson), mas o que este pede em troca muda os rumos da história.

Não posso dizer que é uma reviravolta, surpreendente, nem nada, um dos aspectos em que o roteiro mais peca é na previsibilidade, mas acerta na boa construção dos irmãos, alguns momentos curiosos e bem elaborados, mas nada muito inspirado. A direção também não inova em nenhum ponto, é correta e cumpre bem as exigências do longa.

Farrel e Wilkinson nos dão ótimas performances, McGregor está bom, como na maioria das vezes, mas é um pouco ofuscado. A profundidade maior de Terry conseguiu extrair mais de seu intérprete.

A trilha sonora é quase ausente na maior parte do filme e o som sobe em momentos de tensão ou suspense, o que acabam contribuindo para a previsibilidade, antes comentada. "O Sonho de Cassandra" é um bom filme, vale a pena ser assistido, apesar das falhas.


Nota: 7,5

(Cassandra's Dream, 2007)

Direção: Woody Allen
Roteiro: Woody Allen
Elenco: Ewan McGregor, Colin Farrell, Tom Wilkinson, Sally Hawkins, Hayley Atwell
Extra: Custou £13 milhões. 108 minutos.

domingo, 2 de maio de 2010

Fechamento de Abril


(clique para ampliar)


Filme do Mês: Avatar (2009, James Cameron)*