domingo, 15 de agosto de 2010

Fúria de Titãs (2010)

Sinceramente não tinha pressa para assistir a refilmagem de "Fúria de Titãs", acabei vendo por ser um torrent de alta qualidade, bem o que um filme desses pede - uma imagem que valorize seus efeitos especiais. E acabou sendo bem o que eu esperava: um blockbuster sem Christopher Nolan - brincadeira, mas ainda assim verdadeira.

O filme conta a história de Perseu (Worthington), filho de Zeus (Neeson), que parte em uma aventura movida a vingança para salvar a princesa Andrômeda e matar o deus do submundo - Hades (Fiennes), passando pela Medusa e pelo temido Kraken.

O diretor Louis Leterrier ("O Incrível Hulk", de 2008) faz aquela típica direção de filmes do gênero: com bastantes efeitos especiais, muita luta, muita câmera lenta e pouca profundidade. Por esse motivo que no primeiro parágrafo do texto disse quem é um blockbuster sem Nolan, que faz filmes para grandes públicas sem serem rasos, pelo simples fato de explodir as coisas para ganhar dinheiro.

Não conferi o original de 1981, portanto não posso comparar o estilo de direção - que teve o desafio de não contar com a tecnologia dos dias de hoje - e nem o roteiro, dificultando saber até onde posso culpar a dupla de 2010 por diálogos de incentivo mais do que batidos - um deles feito pelo próprio protagonista que chegou a lembrar o de "Avatar", em escala menor - e tentativas de fazer frases de efeito.

O elenco cumpre o básico, destaque para a versatilidade já conhecida de Ralph Fiennes que faz desde Voldemort ("Harry Potter") até um mordomo gay ("Bernard e Doris") e Liam Neeson que não consegue escolher bons papéis. Além do novo queridinho de filmes de ação: Sam Worthington.

Bons efeitos, bom som, bom visual e o resto bem genérico. Vale pra entreter e divertir, mas vá esperando e querendo isso, não um filme marcante e memorável, aí não se decepcionará.


Fúrias de Titãs (Clash of the Titans, 2010)

Diretor: Louis Leterrier
Roteiro: Travis Beacham e Phil Hay
Elenco: Sam Worthington, Liam Neeson, Ralph Fiennes, Gemma Arterton, Jason Flemyng
Extra: Custou US$125 milhões. Remake do filme de 1981. 106 min.


terça-feira, 10 de agosto de 2010

Rapidinhas

Zona Verde (Green Zone, Paul Greengrass, 2010)

Um filme muito esperado por trazer a dupla "Bourne", Matt Damon e Paul Greengrass. O filme é um bom suspense de ação, com uma edição ágil, bom som - algo sempre eficiente nos filmes de Greengrass - e um enredo interessante.





Kick Ass - Quebrando Tudo (Kick-Ass, Matthew Vaughn, 2010)

É um filme com uma idéia bastante interessante, com cenas de ação muito bem dirigidas, atores carismáticos - Christopher Mintz-Plasse (o eterno McLovin) continua tendo um ótimo timing para comédia e a jovem Chloe Moretz rouba as cenas como Hit Girl. Além de finalmente Nicolas Cage fazer um papel minimamente interessante.





A Origem (Inception, Christopher Nolan, 2010)

Um filme muito aguardado, sendo o primeiro de Nolan após o mega sucesso de "O Cavaleiro das Trevas", o filme também escrito por ele não decepciona trazendo um conceito completamente novo de fazer filmes-pipoca com uma qualidade impecável. Direção genial, elenco muito bem escalado, um roteiro que te prende - muito ajudado por uma edição que beira a perfeição - e efeitos especiais que são aplicados de maneira exemplar na medida certa. O filme não decepciona.


terça-feira, 3 de agosto de 2010

Filmes de Julho


(clique para ampliar)

Correção: acima está marcada review para "O Mesmo Amor, A Mesma Chuva", quando na verdade é para "Ninja Assassino".


Filme do Mês: Os Suspeitos (Bryan Singer, 1995) - **** (desempate pelo ano de lançamento)