segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Relembrando: Harry Potter

Nessa sexta-feira estreia a primeira parte do final de uma das maiores franquias do cinema mundial. "Harry Potter e as Relíquias da Morte" é aguardado pelos fãs dos livros e agora, pelos fãs que os filmes ganharam. Para aquecer os motores, eu, um fanático pelos livros, vou tentar fazer um recap dos seis filmes anteriores...


Em 2001, a Warner Brothers lança o primeiro filme da franquia, "Harry Potter e a Pedra Filosofal" foi dirigido por Chris Columbus e adaptado para as telas por Steve Kloves (que viria a roteirizar todos os outros filmes), é o mais bem adaptado, por motivos óbvios, sendo o menor volume da série de livros. Nos apresenta a todo o universo mágico criado, possui uma aura infantil apesar da sombra de Lord Voldemort estar sempre presente, a trilha de John Williams retrata bem esse aspecto. É o filme mais rentável da franquia até hoje - estando em 8º lugar dos filmes mais vistos de todos os tempos, com mais de US$657 milhões.

Em "A Câmara Secreta", Columbus volta a assinar a direção e mantém o nível, esteticamente muito parecido com o anterior, o filme é conduzido de forma bem semelhante, ainda muito infantil, tentando aumentar sua profundidade, mas ainda assim, bem restrito.

"O Prisioneiro de Azkaban" é o favorito de muitos, agora temos Alfonso Cuáron na direção. Sábia mudança de escolha, o terceiro exemplar é onde as coisas começam a ficar mais "dark", as crianças que estávamos acostumados começam a crescer e terem novos problemas, os Dementadores, Sirius Black, lobisomem, tudo serve para dar toda uma nova roupagem. Para um fã dos livros, sente-se falta de alguns detalhes que consideramos importantes, mas nada que prejudicasse o produto final.

"O Cálice de Fogo" é para mim o que mais erra. Falhas grotescas de adaptação foram o que mais contribuíram para o meu desgosto, o modo como Mike Newell - o diretor deste - conduz certos personagens é muito falho. Temos cenas de ação muito bem executadas, vemos a primeira morte na série, Voldemort surge... o clima fica bem mais pesado.

"A Ordem da Fênix" conta com David Yates na direção, que permanece à frente até hoje e que, para mim, foi o diretor que mais acertou tendo em vista que possuía os maiores desafios. O quinto volume é o maior da série de livros e a equipe conseguiu condensá-lo de modo a deixá-lo ágil sem esquartejar a história original, com boas cenas de ação e diálogos, o filme é satisfatórios para quase todos os lados de fãs do bruxo.

"O Enigma do Príncipe" acerta muito mais do que erra. Cenas que poderiam ter ficado magníficas na tela grande, foram deixadas de fora. Uns pequenos problemas no que se refere à adaptação em si, prejudicaram um pouco, não a ponto de deixar o filme decepcionante ou ruim, mas uma grande cena de luta que há nos livros não foi filmado, sabe-se lá porque, já que seria um grande chamariz para um filme desses.

A franquia sempre contou com aspectos técnicos impecáveis, fotografia, trilha sonora, direção de arte, figurino, tudo sempre funcionou bem. O trio de protagonistas (Daniel Radcliffe, Emma Watson e Rupert Grint) amadureceram como atores, nunca chegaram a ser ótimos, mas ficaram bem mais eficientes com o passar dos anos. O elenco de apoio da série é algo memorável, contando com praticamente todos os grandes atores britânicos, desde Maggie Smith (como a profª McGonagall), Helena Bonham Carter (Belatriz Lestrange), Imelda Staunton (Umbridge), Gary Oldman (Sirius) até os mais novos como Evanna Lynch (que faz uma excelente Luna Lovegood). Acho que um dos grandes méritos da série também é apresentar não só esses jovens atores, mas os já renomados e conhecidos a um público jovem que dificilmente os conheceria de outra forma, e que agora veem um filme com Ralph Fiennes e lembram que é o Voldemort de Harry Potter...

Como um todo a série é muito positiva, para quem gostar, os 6 filmes da série no site Rotten Tomatoes, a menor cotação é 75% para o 1º e a maior 90% para o 3º, para uma série-pipoca desse porte acho um saldo muito positivo. Estou na expectativa para a primeira parte do fim, torcendo e acreditando que serão os melhores filmes da franquia. Até aqui, toda a equipe fez um bom trabalho, com falhas, claro, mas bem satisfatório, no dia 15/07/2011 saberemos como por fim, terminará a jornada de Harry Potter nos cinemas.

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Filmes de Outubro


(clique para ampliar)


Filme do Mês: "Cidadão Kane" (Citizen Kane, Orson Welles, 1941)