terça-feira, 9 de abril de 2013

TV Review: Shameless

Shameless é uma adaptação do seriado homônimo britânico que, aqui, conta a saga da família Gallagher, que luta todo dia para sobreviver aos percalços da vida. Triste né? Não. E esse é um dos maiores trunfos da série da Showtime que terminou sua 3ª temporada no último domingo (7).

A versão estadunidense de Shameless nunca figura nas listas de melhores do ano, seja dos prêmios hollywoodianos ou dos blogues da vida e essa injustiça, na minha opinião, foi o que mais me motivou a vir escrever.

Após três anos da série, vimos um roteiro que ao mesmo tempo soube deixar, valorizar e destacar todas as qualidades de cada personagem - e talvez ainda mais importante, seus defeitos - como transformá-los, fazê-los crescer, evoluir, como afinal é o que se espera de qualquer pessoa. O problema é que muitas séries se acomodam, ou inventam demais e se perdem, exemplos não faltam: House, Dexter, The Big Bang Theory... E Shameless soube fazer isso como poucas, ainda mais tendo tantos personagens jovens, onde espera-se uma mudança maior nos anos que acompanhamos.

Me impressiona essa qualidade escrita de Shameless, mas talvez sua maior qualidade esteja no elenco. Emmy Rossum consegue dar todas as nuances que a chefe da família Gallagher precisa ter: sua força, sua vontade de dar sempre o melhor, com suas dúvidas, suas fraquezas. É um trabalho belíssimo.
William H. Macy consegue surpreender com seu Frank, mesmo o papel podendo tornar-se previsível, ele consegue deixá-lo humano até nas piores horas. Passando, ainda, por Joan Cusack e sua Sheila na mosca até Emma Kenney e sua adorável Debbie, sem deixar de ressaltar Shanola Hampton, Jeremy Allen White e Cameron Monaghan.

Aliás, esse é o maior trunfo de Shameless, como disse no início do texto: a série de comédia consegue introduzir situações dramáticas naturalmente e de forma convincente, crível, sem pender para o melodrama ou manipulação, tudo acontece naturalmente, porque como a série deixa claro, ninguém ali é perfeito. Todos cometemos erros, todos estamos suscetíveis a situações que podem se apresentar durante a vida e que não saberemos como reagir, portanto ao vermos um personagem seguir em uma direção ou em outra, não parece nem um pouco surreal.

Shameless merece destaque por seu roteiro e, principalmente, seu elenco por serem adultos quando devem ser, crianças nos momentos devidos, mas sempre humanos.

Nota: talvez o episódio 11 da 3ª temporada seja o que melhor ilustre meu texto. Abaixo a promo da série: