-- Bom, estamos terminando o caminho para o Oscar, todos os outros prêmios já foram distribuídos (abaixo) e ainda essa semana comento o último filme, dentre os principais, "O Leitor".
"Quem Quer Ser um Milionário?"
- Globo de Ouro de melhor filme, diretor, roteiro e trilha sonora.
- BAFTA de melhor filme, diretor, roteiro adaptado, edição, trilha sonora, som e fotografia.
- SAG Awards de melhor elenco.
- WGA de melhor roteiro adaptado.
- PGA de melhor filme.
- Indicado para 10 Oscar's
Franco favorito ao Oscar, um dos poucos filmes que está levando todos os prêmios possíveis. Muito, muito difícil a Academia não nada com a maré.
Não vou ficar falando o mesmo que todos, "Benjamin Button" irá faturar algumas estatuetas técnicas e o resto é de "Slumdog", a única dúvida fica a cargo dos atores:
Ator Coadjuvante: Heath Ledger, certo. Venceu todos até agora.
Atriz Coadjuvante: Penélope Cruz se torna a favorita, tendo vencido o BAFTA, já que sua "adversária" Kate Winslet foi, acertadamente, considerada pela Academia principal em "O Leitor", pelo filme ela venceu o SAG e o Globo de Ouro.
Ator: Grande duelo, Mickey Rourke (com Globo de Ouro e BAFTA) ou Sean Penn (com SAG). Pra mim tanto faz, ambos estão perfeitos. Talvez daria para Rourke pela história por trás.
Atriz: Mesma situação acima, temos Kate Winslet (com Globo de Ouro e BAFTA) contra Meryl Streep (com SAG). Mais uma vez, tanto faz por mim, as duas estão magníficas.
Milk - A Voz da Igualdade (Milk, 2008)
Direção: Gus Van Sant
Roteiro: Dustin Lance Black
Elenco: Sean Penn, James Franco, Emile Hirsch, Josh Brolin, Diego Luna, Alison Pill e Victor Garber
Extra: Indicado para 8 Oscar's 09 (incluindo melhor filme, melhor roteiro original, ator [Sean Penn], diretor [Gus Van Sant] e ator coadjuvante [Josh Brolin]). Indicado para 4 BAFTA's e 1 Globo de Ouro (melhor ator - Sean Penn). Custou US$15 milhões.
"Milk" surpreendeu alguns quando foi indicado para Melhor Filme no Oscar, assim como ao BAFTA, desbancando outros considerados favoritos como "Wall-E", "Batman" ou até mesmo "Dúvida" e "O Lutador", já que no início da temporada de prêmios somente Sean Penn era lembrado.
A história que conta a vida do primeiro homem abertamente gay a ser eleito para um cargo público nos EUA, é boa sim, muito boa, mas talvez tenha ficado com uma vaga a mais.
Começando pela parte técnica, o filme se aventura nos figurinos da década de 70, geralmente não apreciados pela Academia, conseguiu uma indicação, até justa. As roupas retratam muito bem a época e, principalmente, a realidade daqueles que são o centro da história.
Uma bela trilha sonora compõe a película, realmente boa, só não melhor que a de "O Curioso Caso de Benjamin Button" e "Quem quer ser um milionário?", mas ainda sim, muito boa.
Uma boa montagem que nos mostra Harvey Milk (Penn) narrando os fatos até aquele momento para um gravador de voz e os acontecimentos, imprime um ritmo bom que conduz o filme de forma excelente nas suas duas horas de projeção.
Gosto do roteiro que ganhou força ao vencer o WGA, possui ótimas falas, conta a vida do ativista de maneira clara o bastante para conhecermos sua trajetória e simpatizarmos com a figura do que ele representa: a luta contra o preconceito. A direção de Gus Van Sant não é a melhor dentre os adversários, mas é boa, eu talvez daria a vaga para Christopher Nolan ("O Cavaleiro das Trevas"), já que esse filme não tenha tido tantos desafios, mas é uma direção inegavelmente boa, como outras obras suas, "Paranoid Park" e "Encontrando Forrester", por exemplo.
Porém, como aconteceu em vários outros filmes dessa temporada, "Milk" mostra sua verdadeira força no elenco:
Começando dos mais periféricos para os centrais... Victor Garber interpreta o prefeito George Moscone, de São Francisco e apóia Milk e acaba pagando por isso e Alisson Pill que faz a assistente da última campanha, Anne Kronenberg, ambos não aparecem muito nem possuem grandes atuações de destaques, mas funcionam bem para o andamento da trama.
Diego Luna faz o último parceiro de Milk, Jack Lira, que não é muito bem aceito pelos amigos e um tanto quanto maluco... O mexicano, no entanto, dá um excelente tom ao personagem que é marcante em suas cenas e em seu desfecho.
Emile Hirsch mostra que sabe fazer os mais diversos papéis. Dessa vez é um ativista que se torna amigo de Harvey e ajudante em suas campanhas, chamado Cleve Jones, sem dúvida é um exímio ator que merece ser acompanhado, porque se escolher bons papéis será um dos grandes de sua geração.
James Franco interpreta Scott Smith o verdadeiro amor de Milk, este também fez papéis muito diferentes e acho que alcança, aqui, sua melhor performance.
Josh Brolin é outro grande, grande ator. Ele faz o supervisor Dan White que no início simpatiza com Milk, mas que por ser contrariado, se torna praticamente um inimigo. O homem (que está com um cabelinho horrível) entra no personagem e demonstra toda sua simpatia, raiva, dureza, profundida, dos coadjuvante é sim, o melhor, e merece sua indicação.
Mas Sean Penn é muito bom. Aliás, muito excelente. Além de um diretor de mão cheia ("Na Natureza Selvagem") nos entrega mais uma brilhante atuação, é incrível ver sua capacidade de interpretar o supervisor de São Francisco, além de ter conseguido ficar parecido com o verdadeiro, seus trejeitos, caras, olhares, expressões, o homem mostra o que é ser ator. O maior problema de levar o Oscar esse ano é Mickey Rourke e ter vencido por "Mystic River" em 2004.
Sendo um filme realmente bom, com atuações memoráveis (merecia mais o SAG do que "Slumdog") e um reflexão sobre como evoluímos em relação ao preconceito e a discriminação, mesmo quase 30 anos depois, fazem com que "Milk" seja um filme que todos devem assistir com a mente e o coração abertos.
Nota: 7,5/10
4 comentários:
Ao contrario de todos não estou com fé 100% em Slumdog ... e ator ainda acho que a academia pode premiar Frank - por Frost ...
Milk eu acabei de ver, postei minha critica do filme a pouco, mais ao contrario de você Yuri eu gostei muito.
Nota: 9,0
http://cineclubsp.blogspot.com/
Yuri, eu não gostei muito de "Milk". Achei um filme bem comum que não faz nada além de discursar sobre os direitos dos gays. Não vi muita história ali. Nem indicaria o filme nas categorias principais. Mas Penn está perfeito e tem minha torcida!
Acho que "Milk" é o segundo melhor filme dos indicados da categoria principal do Oscar, gostei muito mesmo. O prêmio de melhor ator é o único que está mais disputado nas categorias de atuação, mas ficarei feliz com a vitória de Penn ou Rourke.
Slumdog vai ganhar e com louvor, merece demais. Milk é muito bom mesmo, me surpreendeu e merece estar na lista.
Abraços
Postar um comentário