quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Terra de Aventuras

Adventureland (2009)

Direção: Greg Mottola
Roteiro: Greg Mottola
Elenco: Jesse Eisenberg, Kristen Stewart, Ryan Reynolds
Extra: O filme faturou mais de US$ 16 milhões. Cotação no site Rotten Tomatoes: 89%. A personagem Em toca nervosa/ansiosamente no cabelo 55 vezes ao longo do filme.



Um inesperado sucesso de crítica, "Adventureland" traz uma história tipicamente norte-americana voltada para os adolescentes. A diferença é que se passa nos anos 80. James Brennan (Eisenberg) é um jovem que termina o colégio e tem de partir para a faculdade, porém seus pais, sem dinheiro, o levam para trabalhar em um parque de diversões durante o verão. O tal parque se chama "Adventureland".

James que - pasmem - tem problemas de se relacionar com garotas, é virgem, logo se encanta pela colega de trabalho, Em (Stewart). Bem típico, não?

Mas então, o que fez com que o filme obtivesse esse reconhecimento dos críticos? O diretor Greg Mottola (do maravilhoso "Superbad") consegue montar todo o clima dos anos 80 de maneira excelente, desde o figurino da menina popular do parque, até as músicas tocadas no lugar.

O roteiro é agradável, cheio de clichês, algumas vezes subestima a capacidade de percepção do espectador - algo que me incomoda profundamente -, mas que consegue ter tiradas muito engraçadas, construir bem os personagens e fazer a história fluir. Um ponto a menos para a edição que, apesar do bom ritmo do filme, imprimi cortes e fades desnecessários e mal utilizados.

Os atores carregam bem o filme, o protagonista dá toda a inocência de jovem estadunidense típica e seus problemas, Stewart consegue ficar melhor aqui do que na saga "Crepúsculo" e Ryan Reynolds, apesar de bom ator, não tem para onde correr em um papel simples, mas que rende satisfatoriamente.

Apesar dos erros, "Adventureland" diverte, possui um clima muito legal e deixa um saudosismo no ar. Uma boa brisa fresca no meio de tantas comédias deploráveis. Vale a pena.


Nota: 7


Nenhum comentário: