segunda-feira, 17 de maio de 2010

O Sonho de Cassandra

Eu já disse anteriormente no blog que não sou grande fã de Woody Allen, principalmente seus filmes mais antigos que não sei porquê são tão idolatrados. Mas o Woody "londrino", por assim dizer, vem me agrandando. "Vicky Cristina Barcelona", "Scoop - O Grande Furo", são filmes bem interessantes e gostosos de assistir. "O Sonho de Cassandra" é bem mais "dark" que os citados anteriormente, mas funciona.

A trama mostra os irmãos Ian (McGregor) e Terry (Farrell), o primeiro é investidor e pensa em um projeto para o futuro, o outro é viciado em jogos. De um jeito acabam tendo de pedir dinheiro a um tio milionário (Wilkinson), mas o que este pede em troca muda os rumos da história.

Não posso dizer que é uma reviravolta, surpreendente, nem nada, um dos aspectos em que o roteiro mais peca é na previsibilidade, mas acerta na boa construção dos irmãos, alguns momentos curiosos e bem elaborados, mas nada muito inspirado. A direção também não inova em nenhum ponto, é correta e cumpre bem as exigências do longa.

Farrel e Wilkinson nos dão ótimas performances, McGregor está bom, como na maioria das vezes, mas é um pouco ofuscado. A profundidade maior de Terry conseguiu extrair mais de seu intérprete.

A trilha sonora é quase ausente na maior parte do filme e o som sobe em momentos de tensão ou suspense, o que acabam contribuindo para a previsibilidade, antes comentada. "O Sonho de Cassandra" é um bom filme, vale a pena ser assistido, apesar das falhas.


Nota: 7,5

(Cassandra's Dream, 2007)

Direção: Woody Allen
Roteiro: Woody Allen
Elenco: Ewan McGregor, Colin Farrell, Tom Wilkinson, Sally Hawkins, Hayley Atwell
Extra: Custou £13 milhões. 108 minutos.

3 comentários:

Vinícius P. disse...

Esse filme do Allen me surpreendeu totalmente e é provavelmente um dos melhores dentre aqueles que ele fez recentemente.

Wally disse...

Acho um bom filme, como você. Gosto muito das duas atuações principais e admiro a coragem do filme, mas é um filme falho. [7.5, idem]

Anônimo disse...

Eu, ao contrário de você Yuri, não sou muito fã desse Woody londrino. Amo os filmes passados em Nova York, mas não necessariamente os mais antigos. Já assistiu "Igual a tudo na vida"? É um filme hilário!
Enfim, sinceramente acho que não gostei por causa do Ewan McGregor e do Colin Farrell, não vou com a cara de nenhum dos dois. Mas isso jamais me impediria de assistir outros filmes dele.