quarta-feira, 23 de junho de 2010

Toy Story 3

Provavelmente o filme mais aguardado da Pixar em longos anos. Afinal de contas em 1995 fomos apresentados a uma turma de brinquedos quase impossível de não se apaixonar. Afinal todos nos brincamos com brinquedos um dia e quem não queria que tivessem vida enquanto estivéssemos longe?

Em 2010 a terceira parte da aventura de Woody, Buzz, Rex, Jessie e toda a turma é um pouquinho diferente: seu dono Andy está indo para a faculdade e os brinquedos sofrem com a idéia do que acontecerá então.

Talvez pela nostalgia, por estar mais velho, na faculdade também, "Toy Story 3" é, da trilogia, o que mais me emocionou, aliás o filme consegue - como só a Pixar sabe fazer - mesclar na comédia partes dramáticas com a devida intensidade que emocionam a qualquer coração. Mas não é só da parte "pesada" que o filme se sobressai, suas sequências de comédia são tão boas quanto sempre foram, algumas realmente inspiradas com o Buzz espanhol. A primeira sequência do filme é lindíssima e nostálgica e seu final encantador.

O diretor, Lee Unkrich, após participar de vários filmes do estúdio, co-dirigindo "Toy Story 2", "Procurando Nemo", "Monstros S.A.", assume sozinho pela primeira vez. Pra ser sincero esse homem de 43 anos foi muito corajoso em assumir a terceira parte do único filme do estúdio a ter continuação, tamanho seu sucesso. Uma baita responsabilidade que o "novato" assume com força e nos entrega outra grandiosa obra da sempre genial Pixar. Nunca citei tanto o nome de um estúdio, porque o que ela consegue fazer é algo de outro mundo. Gostar de todas as suas produções - em níveis diferentes, sim, mas nenhuma que possa ser considerada fraca, apenas menos impressionante que a outra - é algo admirável.

"Toy Story 3" não é o melhor filme da Pixar, mas consegue trazer com estilo e qualidade nossos heróis de volta e matar a saudade. Eles conseguiram. De novo.


Toy Story 3 (idem, 2010)

Direção: Lee Unkrich
Roteiro: Michael Arndt e John Lasseter
Elenco: vozes originais de Tom Hanks, Tim Allen, Joan Cusack, Ned Beatty
Extra: 103 minutos.

3 comentários:

Vinícius P. disse...

Todo mundo falando muito bem desse filme. Sou apaixonado pelos anteriores e estou com uma ótima expectativa para esse!

Wally disse...

Também não acho o melhor da Pixar (um feito muito difícil de conseguir), mas considero o melhor da série, fechado o ciclo de forma emocionalmente arrebatadora. Esse filme mecheu muito comigo.

Luis Galvão disse...

Acho que sou o único que ainda não assistir esse filme. Adoro a franquia, adoro os personagens e tenho certeza que vou adorar esse filme.