segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

O último do ano... nos vemos em 2009!

-- Primeiro, Feliz Natal atrasado e Feliz Ano Novo Adiantado!

Agora, devido as férias de fim de ano não pude fazer o Especial programado. Depois vocês saberão o motivo, mas ele sairá em 2009 ;)




Mamma Mia! (2008)


Direção: Phyllida Lloyd
Roteiro: Catherine Johnson
Extra: Indicado ao Globo de Ouro 08 nas categorias Melhor Filme Comédia/Musical e Melhor Atriz Comédia/Musical (Meryl Streep)


Talvez o musical do ano. Com um sucesso enorme, o filme que usa as músicas do grupo Abba é leve, cheio de romance, comédia e, obviamente, música. O grupo famoso nos anos 80 possui músicas que são cantadas e conhecidas até hoje, o que faz o público se identificar.

Na história Sophie Sheridan (Amanda Seyfried) mora em uma ilha na Grécia (aquelas bem paradisíacas que te dão raiva) e vai se casar. Ela more com a mãe, Donna (Meryl Streep) que é dona de um decadente hotel, mas não conhece seu pai. Lendo o diário da mãe, Sophie descobre três possíveis "pais" e convida todos para sua festa, acreditando que assim que vê-los saberá quem é o tal. Mas, claro, isso não acontece.

A mão fica doida ao ver os três homens na ilha, que a pedido na jovem, não revelam nada do motivo de estarem ali, pois Donna acredita que Sophie não sabe de nada.

Os três possíveis pais da menina são interpretados por Pierce Brosnan (Sam), Colin Firth (Harry) e Stellan Skarsgärd (Bill). Ainda no elenco, temos as amigas de Donna, Julie Walters faz Rosie e Christine Baranski faz Tanya. As três amigas, nos anos passados, formavam um trio musical "Donna and the Dynamos"

As músicas do Abba se casam perfeitamente com a história. O filme não almeja ser um "Moulin Rouge!" ou "Dreamgirls" e cumpre bem o seu papel: um musical divertido que irá fazer você sair cantarolando alguma música do filme quando ele acabar. Acho que é o principal num filme desse gênero, certo?

Meryl Streep convence cantando, apesar de preferi-la atuando, apenas. Achei Donna caricata demais em algumas cenas, poucas é verdade, mas tratando de Meryl Streep, é muito. Porém, na maioria do filme a mulher domina e é excelente como sempre. Só achei um leve exagero sua indicação ao Globo de Ouro, tanto para ela quanto para o filme.

Dos três homens, quatro se levar em conta o noivo de Sophie, Sky (Dominic Cooper, o mesmo que faz o mais recente A Duquesa), cantam direitinho... Firth e Stellan são mais fraco que Pierce, talvez. Esse último não é nenhum grande cantor, pelo contrário, mas na música "SOS", por exemplo, está muito bom de se ouvir.

A filha, jovem atriz, por vezes tem uma vozinha fina demais, mas tem um carisma suficiente para levar o filme suavemente.

Como disse, Mamma Mia! é uma excelente indicação para fãs do gênero, ou de Meryl, mas não vá esperando uma inovação do musical. Curta. Se deixe levar pela história que sairá satisfeito, de repente você até baixar algumas músicas depois ;)


Nota: 6,5/10





Kung Fu Panda (2008)


Direção: Mark Osborne e John Stevenson
Roteiro: Jonathan Aibel e Glenn Berger
Extra: Indicado ao Globo de Ouro 08 de Melhor Filme de Animação


A animação que ficou oculta na sombra de Wall-E. Talvez se a Pixar não tivesse acabado, mais uma vez, com a DreamWorks, o filme do panda poderia ser mais lembrado para os prêmios, porque nas bilheterias o urso detonou o robô. Só de curiosidade: Wall-E foi a menor arrecadação da Pixar no Brasil fazendo apenas 6,3 milhões de dólares, enquanto Kung Fu Panda fez US$16,4 milhões, sendo o 2º filme mais assistido no ano por aqui, atrás apenas de Batman.

Bom, a história é sobre o panda Po (dublado por Jack Black, que encarnou o panda melhor do que ninguém) que é aficcionado por kung fu e o seu vilarejo na China possui o templo onde habitam os Cinco Furiosos: Víbora (Lucy Liu), Garça (David Cross), Louva-Deus (Seth Rogen), Macaco (Jackie Chan) e Tigresa (Angelina Jolie), que são treinados pelo Mestre Shifu (Dustin Hoffman), na esperança de que um deles seja escolhido para ser o Dragão Guerreiro e consiga o pergaminho que ensinará a ser o maior guerreiro kung fu de todos os tempos, e será escolhido pelo mestre ancião Oogway (Randall Duk Kim). Na tentativa de ver a cerimônia de escolha, Po acaba invadindo o tempo e é escolhido pelo mestre como o Dragão Guerreiro.

Mestre Shifu, desacreditado, espera que o panda desista logo, mas se vê obrigado a treiná-lo e as coisas pioram quando Tai Lung (Ian McShane), um ex-aprendiz de Shifu que passou para o Lado Negro da Força, foge da prisão e vai em direção ao templo para roubar o pergaminho.

Na minha opinião é o melhor filme da DreamWorks Animation desde Shrek. Creio que o estúdio tem sorte em fazer personagens gordos sem tanta educação, mas de qualquer forma Po consegue divertir a crianças e adultos de forma cativante. Como comentei acima, Jack Black É o panda. Assistindo aos extras no DVD isso fica ainda mais evidente, eu sinceramente sou fã do cara, e achei que sua dublagem ficou excelente, não que a dos outros tenha ficado ruim, longe disso, mas vocês vêem Seth Rogen (Ligeiramente Grávidos) como um Louva-Deus?

O filme tem suas ótimas cenas de luta, realmente boas, posso citar várias aqui que eu tenha ficado impressionado, ficaram melhores do que muito filme puramente de kung fu. As cenas de comédia não ficam para trás, arrancando boas risadas ao longo de sua projeção. Ao seu estilo, consegue inovar na arte de animação, não irei tecer elogios, porque acho a Pixar ainda superior.

De qualquer forma, Kung Fu Panda é um excelente filme para pais, filhos, tios... Depois de ver Wall-E, vá ver Po e seus amigos, você irá se divertir!


Nota: 7/10


4 comentários:

Anônimo disse...

Gosto muito dos dois filmes! "Mamma Mia!" me ganha por sua sinceridade e por ser um filme que realmente entretém. "Kung Fu Panda" me ganha por causa do Po, que é um personagem carismático demais.

Feliz 2009. Te desejo um ano cheio de realizações e bons filmes!

Matheus Pannebecker disse...

Gostei bastante desse "Mamma Mia!". Falhas a parte, é um filme muito divertido e autêntico. Destaque para Meryl Streep e sua atuação-surpresa.

Vitória Pratini disse...

Adorei sua crítica sobre os dois filmes. Eles realmente são muito legais!
"Mamma Mia!" me encantou por ser naturalmente um musical, apesar de que chega certo ponto em que não queremos mais ouvir cantorias! hahaha

Parabéns pelo blog! Você escreve muito bem!

Também me considero uma cinéfila, portanto, já temos algo mais em comum. :D

Obrigada pelo comentário e volte sempre para ver as novidades, será bem vindo.

Mayara Bastos disse...

Yuri, gostei de ambos, apesar de ter esperado mais de "Mamma Mia!", a minha nota é a mesma sua.

Sobre "Kung Fu Panda" achei bastante simpático e bem feito!

Beijos! ;)