sexta-feira, 13 de março de 2009

- Imagem do Mês: "Segurando as Pontas".
- Desculpem a demora, ano de vestibular é duro.




Segurando as Pontas (Pineapple Express, 2008)


Direção: David Gordon Green
Roteiro: Seth Rogen e Evan Goldberg
Elenco: Seth Rogen, James Franco, Danny McBride.
Extra: Indicado ao Globo de Ouro 09 para Melhor Ator Coadjuvante (James Franco). Custou US$ 25 milhões.


Sinopse: Dale Denton (Seth Rogen) trabalha entregando mandatos judiciais, sendo que nas folgas que possui, e às vezes até mesmo durante o trabalho, fuma maconha. Seu traficante é Saul Silver (James Franco), que um dia lhe oferece uma espécie rara da erva chamada pineapple express, muito mais forte que o normal. Dale a compra e em seguida fica de prontidão para entregar um mandato a Ted Jones (Gary Cole). Só que ele presencia um assassinato, cometido pelo próprio Ted e por Carol (Rosie Perez), uma policial. Desesperado, Dale joga fora a ponta do pineapple express que estava fumando e foge do local. Só que a única pessoa que vendia a erva na cidade era Saul, o que faz com que Dale o procure. Esta informação logo chega a Ted, que faz de tudo para localizá-los e eliminá-los. [AdoroCinema]



Judd Apatow, que produziu e fez a história do filme, é o novo gênio da comédia hollywoodiana. Dirigiu apenas dois longas: "O Virgem de 40 Anos" e "Ligeiramente Grávidos" e produziu - além destes dois - (os mais recentes) "Ricky Bobby - A Toda Velocidade", "Ressaca de Amor", "Drillbit Taylor", "Quase Irmãos" e "Superbad". Alguns desses que eu vi nos mostram uma comédia inteligente, não aquele pastelão ridículo de filmes-paródia, por vezes pode até ser pastelão, mas é de um jeito dinâmico, que funciona, não algo que subestime sua inteligência.

"Superbad" e "Segurando as Pontas" são meus dois favoritos, o primeiro retrata a adolescência de modo seguro, verdadeiro, engraçado, hilário e o mais recente dois maconheiros que se metem em encrenca, tópicos batidos que se transformam nas melhores comédias dos últimos anos (perdendo somente para "Borat").

Seth Rogen, o astro favorito do produtor supracitado, também mostra seu talento com história. Ele é um dos responsáveis pelas histórias de "Superbad", "Drillbit Taylor" e o filme-tema desse review. Um talento que está em falta no mercado, alguém multi-facetado. Fumando maconha na maioria de seus filmes, o homem mostra um time perfeito para a comédia, sabe quando dosar, quando dar ritmo, diria que é o melhor comediante do estilo em ação.

Falando do diretor especificamente, Gordon Green imprime um excelente ritmo para o filme, cenas que fluem, engraçadas, nunca apela para um draminha bobo que costuma ter no fim desses filmes, é seguro e faz excelentes tomadas - só não gostei de uma no final em que o personagem de Rogen dá um salto à la Matrix, mas valeu. Com mortes incríveis o filme é sensacional.

Uma equipe de atores pouco conhecida - tirando os protagonistas - o elenco está todo na medida certíssima, acertando em todas as suas cenas, seja qual for a temática da tomada e do personagem. Destaque para Danny McBride, outro excelente traficante, suas tomadas finais são engraçadíssimas.

Mas o que mais me chamou atenção, que mais me deslumbrou nesse filme foi James Franco. O jovem ator de 30 anos mostra uma versatilidade fantástica. Depois de fazer o namorado de Sean Penn em "Milk" de forma exemplar ele nos mostra um traficante diferente, alguém de certa forma, inocente, brincalhão, que é impossível você não simpatizar com. Suas feições são hilárias, assim como o parceiro de cena, tem um time incrível, entra totalmente no personagem, absolutamente sensacional, mesmo que não importe, ele ganhou um fã: eu.

"Segurando as Pontas" - que é um título bem criativo com duplo sentido - é uma comédia altamente indispensável, que merece ser vista e apreciada por todos os fãs do gênero e até para aqueles que desejam apenas se divertir, esquecer dos problemas, sem apelar para a droga. Cuidado, Judd Apatow + Seth Rogen + James Franco = um filme viciante. Se é que você me entende.


Nota: 8/10



9 comentários:

Anônimo disse...

O que me chama a atenção neste filme é justamente a performance do James Franco. Além disso, gosto dos longas da turma do Judd Apatow.

Bom final de semana!

Mayara Bastos disse...

Yuri, entendo estas temporadas de vestibular, também irei passar por isso logo. ;)

Sobre "Segurando as Pontas", já que está em DVD irei dar uma procurada. Dei risada nos trailers. ;)

Kau Oliveira disse...

Eu gostei do roteiro do filme. Dei boas risadas!!!!! E Franco é ótimo, né?!

Abs!

Sergio Deda disse...

Quero muito ver este filme, mesmo com um pé atrás. Mas ouvi ótimos comentários, portanto devo assisti-lo logo.

Abraços!

Dr Johnny Strangelove disse...

FUCK THE PO-LICEEEE
Muito bom esse filme ... Pode não ser o mais engraçado da trupe, porém ele é o mais completo em relação em filme, com muita ação, humor, romance e uma pitada belissima de drama ... por que a sequencia onde Saul chora e a menininha fica olhando é um espetaculo ...

E deixe o carro que nem o Maximun Overdriveeeee

abraços

Yuri Dias disse...

Kamila, Franco rouba mesma as cenas.

Mayara, o negócio é brabo, o ano mal começou e já tá pegando :p Procure o filme, vai ser muito bom pra dar uma relaxada =D

Kau, é ótimo sim =)

Sérgio, é ver pra saber, eu indico.

Johnny, o filme é bem completinho sim, vale muito a pena.

Abraços a todos, obrigado pelos comentários :)

Unknown disse...

Olá! Tudo certo?
Gostaria de lhe indicar para o Olha que Blog Maneiro, uma iniciativa bem bacana inventada pelo blogueiro Guilherme Bandeiras e que ajuda a divulgar a tua página. Gostei do teu blog. Faz pouco mais de um mês que criei o meu e tá difícil de divulgá-lo. Mesmo assim, uma blogueira de cinema acabou indicando-o nessa promoção e por isso estou passando a iniciativa adiante. A regra básica é indicar dez blogs que achar interessante. Espero que não se importe, mas acabei selecionando o teu blog na minha seleção. Não foi uma decisão aleatória, mas sim elaborada conforme alguns critérios - seja pela qualidade do texto, do layout ou da atualização da página. Se quiseres saber mais sobre o prêmio e dar sequência a essa “brincadeira” – acho que seria bem legal- podes visitar o meu blog: http://blig.ig.com.br/planosequencia/ e na seção de categorias, lado superior direito, acessar a opção “Olha que blog maneiro”. Peço desculpas se já recebeste esse meme e estou sendo repetitivo.
Qualquer dúvida mande um e-mail para: charlesmh@terra.com.br

Grande Abraço!
Charles M. Helmich

Anônimo disse...

Apesar de todo mundo falar bem a respeito dessa comédia, ainda não conferi. Fiquei mais curioso depois daquele vídeo muito engraçado no Academy Awards. Abs!

Alex Gonçalves disse...

Esse filme parece uma unanimidade. Todos estão adorando. Eu odeio o James Franco, que mais parece um Bruno Ferrari americano, mas eu verei o filme por um único motivo: o diretor David Gordon Green. Quero ver se ele demonstra talento aqui o suficiente para ser o nome ideal para a refilmagem de "Suspiria".