sábado, 28 de fevereiro de 2009

As Atrizes

- Ainda com filmes da temporada de prêmios, dois reviews (agora com a sinopse separada do texto):



O Leitor (The Reader, 2008)


Direção: Stephen Daldry
Roteiro: David Hare
Elenco: Kate Winslet, David Kross, Ralph Fiennes
Extra: Venceu o Oscar 09 de Melhor Atriz (Kate Winslet) e outras 4 indicações. Indicado a 5 BAFTA's e 4 Globos de Ouro. Custou US$ 32 milhões.

Sinopse: O filme adapta o romance do alemão Bernhard Schlink. Nele, um homem (Ralph Fiennes) reconta, nos dias atuais, a história do seu escuso despertar erótico com uma mulher mais velha (Kate Winslet) no final da guerra. [Omelete]


Um filme bom? Sim, bastante. Merecia a indicação ao Oscar de melhor Filme? Não, não merecia. E eu explico.

O romance adaptado do livro homônimo é sobre a Segunda Guerra Mundial? Eu diria que é mais o plano de fundo, dizer que Kate Winslet venceu por fazer uma personagem em um filme de Holocausto é exagero.

Muitos interpretaram o filme vendo-o como apaziguador das brutalidades cometidas por Hanna (Winslet), achando os últimos atos do filme como a redenção da mulher. Exagero. As ações de Hanna são brutais, nojentas, mesmo que possua um segredo que interferisse em seu julgamento, sim, mas não a livra dos maus cometidos.

Senti bastante dificuldade em comentar a história em si do filme, sem revelar nada, o texto não me agradou, então vou falar especificamente das áreas da película.

A direção de Stephen Daldry ("Billy Elliot" e "AS Horas") - terceiro filme de expressão e terceira indicação ao Oscar - é correta, certinha, não vi nada demais, nenhum desafio, algo que você achasse lindo e creditasse totalmente ao diretor. Não há. Sua indicação também foi um exagero quando tivemos outros trabalhos em que a direção foi mais exigida (Batman? Sim).

Temos um belíssimo roteiro, muito bem adaptado do romance - que ouvi maravilhas, aliás - com boas cenas, bons diálogos, com um aprofundamento no casal protagonista. Direção de arte funciona bem para o filme, assim como o figurino. Maquiagem é um trunfo, consegue transformar a linda Kate em uma senhora de idade, perfeitamente. Uma trilha sonora boa, mas que não me agradou muito. Excelente fotografia, muito boa.

Porém, como muitos filmes indicados esse ano, "O Leitor" ganha muito mais força pelos atores, e, nesse caso, uma atriz em especial: Kate Winslet. A mulher que demonstra um trabalho tão marcante quanto em "Foi Apenas Um Sonho", é a cereja do filme, o açúcar, ela faz o filme ser 90% do que é. Vitória justíssima no Oscar - com aquela pequena polêmica se é ou não coadjuvante (eu não sei ao certo o que acho) - o que importa é que a mulher foi recompensada pelas cinco prévias indicações e sai coroada.

Michael Berg é vivido por David Kross na juventude e por Ralph Fiennes já adulto. O primeiro, estreante, cumpre muito bem seu papel. Suas cenas com Kate são fortes e ele consegue conduzir muito bem, aliás, desculpe, consegue ser conduzido muito bem, a sra. Winslet domina sempre.

Sou fã de Ralph Fiennes. O homem só nessa temporada fez trabalhos incríveis: indicado ao Globo de Ouro pelo correto "A Duquesa", pelo telefilme (que não vi) "Bernard and Doris" e o magnífico "Na Mira do Chefe", trabalhos muito distintos e que ele sempre mostra sua força, sua posição, nunca tem uma atuação "esquecível". O homem leva todo o peso emocional que o personagem precisa, a forçada indiferença, a raiva guardada, o desgosto. Aplausos para ele.

"O Leitor", portanto, é um filme que deve ser conferido por suas atuações e seu roteiro, mas não espero uma obra de arte. Aproveite.


Nota: 6,5/10






Vicky Cristina Barcelona (idem, 2008)


Direção: Woody Allen
Roteiro: Woody Allen
Elenco: Javier Bardem, Scarlett Johansson, Rebecca Hall, Penélope Cruz.
Extra: Venceu o Oscar e BAFTA 09 de Melhor Atriz Coadjuvante (Penélope Cruz) e o Globo de Ouro 09 de Melhor Filme Comédia/Musical (e teve outras 3 indicações). Custou US$15,5 milhões.

Sinopse: A trama acompanha Vicky (Rebecca Hall) e Cristina (Johansson), duas jovens estadunidenses que passam um verão na Espanha e se envolvem amorosamente com um pintor (Bardem) e a desvairada ex-mulher dele, personagem de Penélope Cruz. [Omelete]


Não me xinguem, mas não sou grande fã de Woody Allen, acho a maioria de seus filmes sonolentos, que se arrastam, com piadas bobas, enfim, um de seus maiores filmes "Noite Neurótico, Noiva Nervosa" eu acho terrível. De qualquer forma gostei de seus mais recentes trabalhos (sempre escrevendo e dirigindo, quando não atua eu agradeço). "Scoop" e "Match Point" são bons filmes (ainda não vi "O Sonho de Cassandra"), mas tenho de dar o braço a torcer, simplesmente adorei "Vicky Cristina Barcelona".

O roteiro do senhorzinho é genial, excelentes diálogos, retrata o relacionamento dos personagens muito bem - todos sempre falam isso de seus trabalhos, mas eu nunca concordei - tiradas engraçadas, momentos românticos, excelente. Até o narrador voice-over ficou ótimo.

Adorei a trilha sonora, excelente. A cidade de Barcelona já dá um plano de fundo magnífico, com uma excelente direção o longa é imperdível.

Seus quatro principais atores estão ótimos. Nós já conhecemos o talento e capacidade de Javier Bardem (que vive o pinto Juan Antonio) - o que ele repete aqui -, Rebecca Hall (Vicky) está muito bem na pele da mulher que está prestes a se casar e fica balançada pelo conquistador espanhol - ela também mostra as caras em "Frost/Nixon", Scarlett Johansson (Cristina), a nova queridinho do diretor/roteirista é linda até a unha do pé, talentosa sim, mas linda.

E Penélope Cruz. Essa deusa espanhola transborda sensualidade e talento. A queridinha de Pedro Almodóvar venceu o Oscar merecidamente (indicada antes por "Volver") ela é a ex-namorada ciumenta mais convincente da história do cinema. As mesclas de falas em espanhol é um toque ótimo de Allen que Cruz carrega de forma brilhante, ela mostra exatamente todos os sentimentos e personalidades de Maria Elena. Um must.

"Vicky Cristina Barcelona" deve ser assistido por todas, uma excelente comédia romântica desse - pra mim, agora - excelente diretor e roteirista, Woody Allen.


Nota: 7,5/10


7 comentários:

Kau Oliveira disse...

Yuri, os dois filmes levam a mesma nota: 7,0.

Pra mim, Kate é magnífica ao extremo em O Leitor, mas em papel secundário. Se fosse classificada desta forma, pularia para a primeira posição nas duas categorias (Atriz por Rev. Road e Coadjuvante por The Reader).

Penelope é uma das minhas atrizes preferidas. Vem evoluíndo MUITO nos últimos anos e seu María Elena é extraordinária no filme de Allen.

Abs!

Anônimo disse...

Eu gostei bastante de "O Leitor" e não achei um exagero a sua indicação ao Oscar de melhor filme (acho "O Cavaleiro das Trevas" um filme tolinho demais para receber indicações a categorias tão importantes como direção e filme). E eu gostei de "Vicky Cristina Barcelona", mas Woody Allen já fez muito melhor.

Sergio Deda disse...

O Lutador: 9.0
O Leitor: 8.5
Vicky Cristina Barcelona: 80

Abraços!

Mayara Bastos disse...

Gostei muito de ambos os filmes e minhas notas foram um pouco altas :

"O Leitor": 8,0
"Vicky Cristina Barcelona": 8,0

Um é uma história que achei intrigante e o outro é uma ótima dramédia de Woody Allen.

Beijos! ;)

Lucas Oliveira disse...

the reader é pra mim um excelente filme e ao lado de doubt um dos melhores da lista do oscar. de fato a interpretacao de winslet é excepcional, mas sua personagem ajuda mto. entretanto, acho q o ralph fiennes conseguiu descontruir tdo o q havia sido feito em cima da imagem do michael. ralph é apático, nao contribui em quase nda no longa e sua atuação é fraca. gostei do filme principalmente o primeiro ato. achei o roteiro excelente e pelo o menos para mim funcionou mto bem, pq promoveu catarse. há mto tempo nao me envolvia c uma hsitoria, torcia pelos personagens. confesso q tb nao sou fã de allen, mas qdo vi vicky no cinema revi meus conceitos. ria da platéia q tava lá e se delirava com as situações. torcia mto por penelope e qdo vi q ele havia ganhado, fiquei mto feliz. javier e penelope dao um show no filme, sao divertidos, engraçados e sabem equilibrar o tom certo de dicção e expressao em seus personagens.

Anônimo disse...

Acho que gostei um pouco mais de "O Leitor", apesar de não entender tanto alarde em cima do filme. Já "Vicky" é outro grande trabalho do Allen!

Yuri Dias disse...

Parece que fui voto vencido quanto a "O Leitor", mas continuo com minha opinião, o filme não me cativou tanto assim.

Quanto ao de Allen, as opiniões foram mais próximas, continuo com as notas dadas no post.

Muito obrigado a todos pelos comentários.