segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Reta Final

-- Bom, estamos terminando o caminho para o Oscar, todos os outros prêmios já foram distribuídos (abaixo) e ainda essa semana comento o último filme, dentre os principais, "O Leitor".


"Quem Quer Ser um Milionário?"

- Globo de Ouro de melhor filme, diretor, roteiro e trilha sonora.
- BAFTA de melhor filme, diretor, roteiro adaptado, edição, trilha sonora, som e fotografia.
- SAG Awards de melhor elenco.
- WGA de melhor roteiro adaptado.
- PGA de melhor filme.
- Indicado para 10 Oscar's

Franco favorito ao Oscar, um dos poucos filmes que está levando todos os prêmios possíveis. Muito, muito difícil a Academia não nada com a maré.

Não vou ficar falando o mesmo que todos, "Benjamin Button" irá faturar algumas estatuetas técnicas e o resto é de "Slumdog", a única dúvida fica a cargo dos atores:

Ator Coadjuvante: Heath Ledger, certo. Venceu todos até agora.

Atriz Coadjuvante: Penélope Cruz se torna a favorita, tendo vencido o BAFTA, já que sua "adversária" Kate Winslet foi, acertadamente, considerada pela Academia principal em "O Leitor", pelo filme ela venceu o SAG e o Globo de Ouro.

Ator: Grande duelo, Mickey Rourke (com Globo de Ouro e BAFTA) ou Sean Penn (com SAG). Pra mim tanto faz, ambos estão perfeitos. Talvez daria para Rourke pela história por trás.

Atriz: Mesma situação acima, temos Kate Winslet (com Globo de Ouro e BAFTA) contra Meryl Streep (com SAG). Mais uma vez, tanto faz por mim, as duas estão magníficas.






Milk - A Voz da Igualdade (Milk, 2008)


Direção: Gus Van Sant
Roteiro: Dustin Lance Black
Elenco: Sean Penn, James Franco, Emile Hirsch, Josh Brolin, Diego Luna, Alison Pill e Victor Garber
Extra: Indicado para 8 Oscar's 09 (incluindo melhor filme, melhor roteiro original, ator [Sean Penn], diretor [Gus Van Sant] e ator coadjuvante [Josh Brolin]). Indicado para 4 BAFTA's e 1 Globo de Ouro (melhor ator - Sean Penn). Custou US$15 milhões.


"Milk" surpreendeu alguns quando foi indicado para Melhor Filme no Oscar, assim como ao BAFTA, desbancando outros considerados favoritos como "Wall-E", "Batman" ou até mesmo "Dúvida" e "O Lutador", já que no início da temporada de prêmios somente Sean Penn era lembrado.

A história que conta a vida do primeiro homem abertamente gay a ser eleito para um cargo público nos EUA, é boa sim, muito boa, mas talvez tenha ficado com uma vaga a mais.

Começando pela parte técnica, o filme se aventura nos figurinos da década de 70, geralmente não apreciados pela Academia, conseguiu uma indicação, até justa. As roupas retratam muito bem a época e, principalmente, a realidade daqueles que são o centro da história.

Uma bela trilha sonora compõe a película, realmente boa, só não melhor que a de "O Curioso Caso de Benjamin Button" e "Quem quer ser um milionário?", mas ainda sim, muito boa.

Uma boa montagem que nos mostra Harvey Milk (Penn) narrando os fatos até aquele momento para um gravador de voz e os acontecimentos, imprime um ritmo bom que conduz o filme de forma excelente nas suas duas horas de projeção.

Gosto do roteiro que ganhou força ao vencer o WGA, possui ótimas falas, conta a vida do ativista de maneira clara o bastante para conhecermos sua trajetória e simpatizarmos com a figura do que ele representa: a luta contra o preconceito. A direção de Gus Van Sant não é a melhor dentre os adversários, mas é boa, eu talvez daria a vaga para Christopher Nolan ("O Cavaleiro das Trevas"), já que esse filme não tenha tido tantos desafios, mas é uma direção inegavelmente boa, como outras obras suas, "Paranoid Park" e "Encontrando Forrester", por exemplo.

Porém, como aconteceu em vários outros filmes dessa temporada, "Milk" mostra sua verdadeira força no elenco:

Começando dos mais periféricos para os centrais... Victor Garber interpreta o prefeito George Moscone, de São Francisco e apóia Milk e acaba pagando por isso e Alisson Pill que faz a assistente da última campanha, Anne Kronenberg, ambos não aparecem muito nem possuem grandes atuações de destaques, mas funcionam bem para o andamento da trama.

Diego Luna faz o último parceiro de Milk, Jack Lira, que não é muito bem aceito pelos amigos e um tanto quanto maluco... O mexicano, no entanto, dá um excelente tom ao personagem que é marcante em suas cenas e em seu desfecho.

Emile Hirsch mostra que sabe fazer os mais diversos papéis. Dessa vez é um ativista que se torna amigo de Harvey e ajudante em suas campanhas, chamado Cleve Jones, sem dúvida é um exímio ator que merece ser acompanhado, porque se escolher bons papéis será um dos grandes de sua geração.

James Franco interpreta Scott Smith o verdadeiro amor de Milk, este também fez papéis muito diferentes e acho que alcança, aqui, sua melhor performance.

Josh Brolin é outro grande, grande ator. Ele faz o supervisor Dan White que no início simpatiza com Milk, mas que por ser contrariado, se torna praticamente um inimigo. O homem (que está com um cabelinho horrível) entra no personagem e demonstra toda sua simpatia, raiva, dureza, profundida, dos coadjuvante é sim, o melhor, e merece sua indicação.

Mas Sean Penn é muito bom. Aliás, muito excelente. Além de um diretor de mão cheia ("Na Natureza Selvagem") nos entrega mais uma brilhante atuação, é incrível ver sua capacidade de interpretar o supervisor de São Francisco, além de ter conseguido ficar parecido com o verdadeiro, seus trejeitos, caras, olhares, expressões, o homem mostra o que é ser ator. O maior problema de levar o Oscar esse ano é Mickey Rourke e ter vencido por "Mystic River" em 2004.

Sendo um filme realmente bom, com atuações memoráveis (merecia mais o SAG do que "Slumdog") e um reflexão sobre como evoluímos em relação ao preconceito e a discriminação, mesmo quase 30 anos depois, fazem com que "Milk" seja um filme que todos devem assistir com a mente e o coração abertos.


Nota: 7,5/10



4 comentários:

- cleber . disse...

Ao contrario de todos não estou com fé 100% em Slumdog ... e ator ainda acho que a academia pode premiar Frank - por Frost ...


Milk eu acabei de ver, postei minha critica do filme a pouco, mais ao contrario de você Yuri eu gostei muito.
Nota: 9,0

http://cineclubsp.blogspot.com/

Matheus Pannebecker disse...

Yuri, eu não gostei muito de "Milk". Achei um filme bem comum que não faz nada além de discursar sobre os direitos dos gays. Não vi muita história ali. Nem indicaria o filme nas categorias principais. Mas Penn está perfeito e tem minha torcida!

Anônimo disse...

Acho que "Milk" é o segundo melhor filme dos indicados da categoria principal do Oscar, gostei muito mesmo. O prêmio de melhor ator é o único que está mais disputado nas categorias de atuação, mas ficarei feliz com a vitória de Penn ou Rourke.

Sergio Deda disse...

Slumdog vai ganhar e com louvor, merece demais. Milk é muito bom mesmo, me surpreendeu e merece estar na lista.

Abraços