sábado, 31 de janeiro de 2009

Road to the Oscars II

- No outro post em que dei os primeiros palpites para o Oscar, marquei o melhor curta de animação "Presto" e no comentário justifiquei por ter gostado do nome, mas há alguns dias assisti ao curta da Pixar no YouTube e é, pra variar, sensacional. Pra quem se interessar tem também o curta que vem no DVD do "Wall-E", "Burn-E", mas assista ao curta somente se tiver visto o longa, é melhor.



Frost/Nixon (idem, 2008)


Direção: Ron Howard
Roteiro: Peter Morgan
Elenco: Michael Sheen, Frank Langella, Sam Rockwell, Kevin Bacon, Oliver Platt, Rebecca Hall.
Extra: Indicado a a 5 Oscars 09 (incluindo melhor Filme, Ator [Frank Langella], Roteiro Adaptado, Diretor [Ron Howard] e Edição), 6 BAFTA's (incluindo Filme, Ator [Frank Langella] e Diretor) e 5 Globos de Ouro (incluindo Ator, Diretor e Filme). Custou US$ 35 milhões.


Essa história começa mostrando o presidente dos Estados Unidos, Richard Nixon (Frank Langella), renunciando ao cargo já em seu segundo mandato, após o escândalo de Watergate (retratado especificamente no filme "Todos os Homens do Presidente" de Alan J. Pakula, de 1976). Após sua renúncia o vice assume o posto e perdoa Nixon por qualquer crime de corrupção que tenha cometido, livrando-o de um julgamento. A maior parte da população se mostra revoltada pelo homem ter saído impune e sem pedir assumir ou pedir desculpas.

Entra em cena então um simpático e carismático apresentador de televisão, sem ambições ou gosto por política, David Frost (Michael Sheen, Tony Blair em "A Rainha"), que possui um programa de sucesso na Austrália e Inglaterra, porém fracassou nos EUA. Vendo que poderia obter muita audiência e sucesso - nos EUA, seu objetivo maior - caso conseguisse que Nixon assumisse algo do caso Watergate, começa uma empreitada para tentar fazer a entrevista e, claro, dinheiro para isso, alguma emissora para transmitir. Porém, Frost é britânico e ninguém leva fé de que um apresentador de TV fosse fazer Nixon falar, que já tinha escapado de entrevistadores mais... "fortes" que Frost.

Assista ao filme ou procure na internet para saber se ele foi bem sucedido na entrevista, agora vamos lá... "Frost/Nixon" obviamente, tem significado muito maior para os estadunidenses, já que trata de um dos maiores casos de corrupção do país e de seu presidente, então talvez nós não consigamos gostar tanto do filme. Eu, por exemplo, achei um exagero suas indicações para Melhor Filme no Oscar, preferiria "Dúvida" em seu lugar.

A direção de Ron Howard não é nada demais. Algumas cenas são realmente boas, mas o filme em si é correto, não é um trabalho que você diz "só Howard conseguiria fazê-lo". Nos outros aspectos técnicos não temos muito o que destacar, um figurino razoavelmente fácil, assim como a direção de arte, sem grandes desafios.

O que destacar então? O roteiro de Peter Morgan (de "A Rainha"), baseado em sua própria peça, eu gostei bastante, conduz muito bem o filme, com bons diálogos. A edição de Dan Hanley e Mike Hill é boa, dá um ótimo ritmo ao filme, que tem aproximadamente duas horas.

O destaque maior, no entanto, são seus protagonistas: Michael Sheen (David Frost) e Frank Langella (Richard Nixon). Nenhum dos dois muito parecidos com os verdadeiros, porém são o trunfo do longa. O primeiro consegue se mostrar carismático, fraco no início, depois vai mostrando uma força maior, até uma certa ingenuidade.

Mas Frank Langella domina suas cenas. O respeitável ator imprime a forte voz, consegue passar toda a vontade de Nixon, seu desejo de voltar a presidência, sua fragilidade, sua arrogância, sua esperteza, a incrível capacidade de oratória. Por alguns momentos duvidamos realmente se o homem é tão ruim quanto falam, tudo graças a Langella. Sua atuação é exemplar, só não leva o Oscar por culpa de dois outros atores, um deles logo abaixo...


Nota: 7/10






O Lutador (The Wrestler, 2008)


Direção: Darren Aronofsky
Roteiro: Robert D. Siegel
Elenco: Mickey Rourke, Marisa Tomei, Evan Rachel Wood.
Extra: Indicado a dois Oscars 09 (Melhor ator [Mickey Rourke] e melhor atriz coadjuvante [Marisa Tomei]). 2 BAFTA's nas mesmas categorias e 3 Globos de Ouro (além das outras duas, melhor canção original "The Wrestler" de Bruce Springsteen. Custou US$ 7 milhões.



Gosto de filmes com sinopse simples pra me economizar tempo, então, "O Lutador" conta a história de Randy "The Ram" Robinson, um - oh! - lutador de luta-livre - coreografada sim, falsa jamais - que se vê atingido por um inimigo imbatível: o tempo.

Vinte anos atrás ele estava no auge da carreira, o ídolo de todos, hoje luta em eventos menores, vive num trailer e nem sempre tem o dinheiro necessário. Virou a lenda, o senhor que todos admiram e vê sua paixão escorrer pelo ralo quando tem um ataque cardíaco e é aconselhado a parar de lutar.

Randy não fala com a filha Stephanie (Evan Rachel Wood) há anos, não é casado e a única amiga que tem - além dos colegas de luta - é Cassidy (Marisa Tomei), uma stripper.

Bom, o filme é realmente bom. Não conheço os outros trabalhos do diretor por puro desinteresse, mas agora quero conhecer seu trabalho. Todo o longa é usado câmera na mão o que te deixa mais próximo dos personagens, da ação, mais dentro do filme. Porém, como destacado pelo Kau (do ótimo "Bit of Everything") a película se vê prejudicada por uma montagem realmente fraca. Andrew Weisblum (editor de "Viagem a Darjeeling" e assistente em outros) faz cortes abruptos e secos que não imprimem um ritmo harmonioso ao longa, não dando uma cadência muito boa. No meu ponto de vista, esse é o calcanhar de Aquiles do filme, que se não fosse por isso poderia disputar as categorias principais.

Aliás, falando em disputar, por algum motivo a Academia só selecionou três canções para a categoria de canção original, e vergonhosamente, "The Wrestler", canção de Bruce Springsteen, ficou de fora. Concordo com "Down to Earth" e "Jai Ho", mas "O Saya" deveria ter dado lugar a citada acima...

Mas "O Lutador" tem um trio de atores que faz o filme ser realmente bom. Evan Rachel Wood, mesmo com pouco tempo em cena, mostra uma filha traumatizada, frágil, mas que ainda ama o pai, que gostaria que as coisas tivessem sido diferentes... a jovem mostra que tem talento, espero vê-la ainda em bons trabalhos.

Marisa Tomei... fiquei realmente revoltado em uma cena em que sua personagem é esnobada por uns clientes. A mulher está em plena forma física, aos 44 anos, lindíssima e muito, muito, talentosa. Consegue sua terceira indicação ao Oscar por atriz coadjuvante (tendo vencido por "Meu Primo Vinny" de 1992 e indicada por "Entre Quatro Paredes" de 2001), como não vi Penélope Cruz ainda, torço por ela (vencendo Amy Adams, Viola Davis e Taraji P. Henson).

E ainda considero o filme de Mickey Rourke. Não é à toa que no pôster vemos um comentário "testemunhe o ressurgimento de Mickey Rourke". Tendo, sim, um pouco de sua vida na história do lutador, o homem consegue voltar com uma excelente performance, dando toda a sensibilidade, força, orgulho, que "The Ram" tinha que ter. Duvido que teríamos outros ator fazendo tão bem, talvez por ter essa identificação, não importa realmente. Várias cenas conseguiram me chamar atenção, que infelizmente não posso comentar sem spoiler, mas Rourke volta com grande estilo e talento. Torço que continue no caminho certo.

Ainda não vi "Milk", portanto, meu Oscar vai para Mickey Rourke. Vida longa ao lutador.


Nota: 8/10


10 comentários:

Anônimo disse...

Você fez duas críticas de dois filmes que eu quero MUITO assistir. Como jornalista, acho que é importante para mim assistir "Frost/Nixon". Além disso, sou fã dos roteiros de Peter Morgan e quero muito ver as atuações de Sheen e Langella.

Quanto à "O Lutador": não sou fã do Darren Aronofsky, mas quero assistir a este filme porque achei o trailer simplesmente maravilhoso. Também não entendi o por quê da música do Bruce Springsteen ter ficado de fora do Oscar.

Anônimo disse...

Gostei muito mais desses filmes do que você. Inclusive acho que estariam na minha categoria de melhor filme do Oscar se eu pudesse votar - ainda bem que ao menos "Frost/Nixon" foi indicado...

Yuri Dias disse...

Kamila, eu gosto muito de política e dos filmes do gênero, talvez não tenha ficado tão claro, mas gostei sim de "Frost/Nixon" a diferença é que tive uma predileção particular por "Dúvida", vale muito a pena, ambos!

Vinícius, creio que poderia até dar notas mais altas pros dois, só fiquei com medo de exagerar, na verdade quando escrevo meu maior problema é dar nota, penso pra tentar refletir meu gosto, mas não me deixar levar demais... um dia eu aprendo.


Obrigado pelos comentários!

Kau Oliveira disse...

Mesma nota para O Lutador... rs

Não vi Frost/Nixon, mas acho que vou adorar. Peter Morgan já escreveu um dos melhores textos da década para A Rainha e acho que não fez algo que não seja, no mínimo, ótima aqui. Vamos esperar!!

Abraços!

Alex Gonçalves disse...

De ambos os filmes, eu só vi "O Lutador", apesar de ter "Frost/Nixon" em mãos. No caso de "O Lutador", um filme que nem apreciei como esperava, acho que o maior destaque se concentra mesmo no trio principal, que fazem do roteiro um tanto comum se transformar em algo extraordinário.

Rafael Moreira disse...

"Frost/Nixon" estou louco para ver e "O Lutador" é ótimo e o forte do filme é o trio de elenco. Mickey Rourke realmente ressurge neste longa que devolve ao ator o seu tempo esquecido. Abraço!

Anônimo disse...

Como ainda não vi Frost/Nixon, algo que irei corrigir em alguns minutos, só a resenha de O Lutador. Você é mais um que realça esse problema na montagem. Bem, eu não tenho nenhuma ressalva quanto a ela, não tive essa impressão que teve. Como tudo é filmado da mesma maneira, acredito que isso tenha amenizado esse possível problema. No mais, concordo com todo o texto. E acho o final do filme um dos melhores que já vi.

[]s!

Matheus Pannebecker disse...

Yuri, gosto de "O Lutador". Também gosto do trabalho de Rourke e do Penn em "Milk". Ficarei satisfeito se qualquer um dos dois ganhar o Oscar!

Dr Johnny Strangelove disse...

O Lutador ... o filme mais esnobado pela Academia ... rapaz, muitas vezes a primeira vez vc tem um impacto, mas na segunda ... pode ter a certeza ... o filme decola de vez ...

Sai lagrimas de MACHO!
Abraços!

Sergio Deda disse...

Frost/Nixon... acho apenas bom, nada mais, dou nota 7.0

O Lutador... um dos melhores da temporada, completamente esnobado pela Academia em filme, direção e roteiro. Torço como louco pelo Rourke. Nota 8.5/9.0.

Abraços!