quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Leo & Kate

- E amanhã a lista dos indicados ao Oscar 09 e comentários.



Foi Apenas um Sonho (Revolutionary Road, 2008)


Direção: Sam Mendes
Roteiro: Justin Haythe
Elenco: Leonardo DiCaprio, Kate Winslet, Michael Shannon
Extra: Venceu o Globo de Ouro 09 na categoria de Melhor Atriz - Drama (Kate Winslet), foi ainda indicado para Melhor Diretor (Sam Mendes), Melhor Ator - Drama (Leonardo DiCaprio) e Melhor Filme - Drama. Indicado para 4 prêmios BAFTA's, incluindo Melhor Atriz (Kate Winslet). Custou US$35 milhões.


Vendido como "o filme que junta o casal de 'Titanic'", "Foi Apenas um Sonho" chega aos cinemas brasileiros dia 30 de Janeiro e pra antecipar, saiba minha opinião aqui no The Cine Review (jabá).

Na história temos April (Kate) e Frank (Leo) Wheeler, que vivem na Revolutionary Road com seus dois filhos nos EUA da década de 50. São aparentemente a família perfeita: bonitos, jovens, casa, carro... mas como toda família, possui seus problemas. E os problemas deles, a princípio, são bem fracos, nem precisaríamos procurar muito para achar situações muito mais críticas em algum bairro de baixa renda aqui no Rio de Janeiro.

De qualquer forma, acompanhamos os Wheeler em sua pacata (até demais) vida no típico subúrbio de Connecticut. O filme possui momentos bastantes cansativos, mesmo com 2 horas apenas, o longa acaba se tornando longo demais.

Mas as atuações de Leo e Kate são inegáveis, a mulher principalmente. As coisas começam a mudar (e o filme melhorar) quando o casal decide mudar-se para Paris devido a monótona vida que possuem, o emprego que Frank odeia, etc. Tudo armado quando Frank recebe uma proposta de promoção no trabalho e a dúvida bate à porta.

Voltando a atuação dos protagonistas, Kate se mostra bastante segura, eficiente, talentosa ao dar vida a uma dona de casa amargurada com a vida que leva, o que piora ao descobrir a terceira gravidez, que vai perdendo o tesão na relação e no seu dia-a-dia, algo que é realmente perigoso.

Já Leonardo é um pai de família que às vezes trai a esposa, odeia o trabalho, mas é inseguro o suficiente para temer a mudança. As discussões do casal são muito bem interpretados, convincentes, genuínas. Deve ter sido realmente estranho para o diretor (que é marido de Kate Winslet na vida real) rodar uma cena de beijo ou sexo entre o casal.

De coadjuvantes o maior destaque é mesmo para Michael Shannon que interpreta John Givings, filho de um casal de vizinhos. O homem acaba de sair de um sanatório e consegue fazer uma boa leitura do aparente perfeito casal.

A vida vai passando, a dúvida dos dois (tanto em ter o bebê quanto de viajarem) vai aumentando e o relacionamento desmoronando. Nessa parte os protagonistas crescem mais uma vez e o excelente coadjuvante faz um das melhores cenas do filme.

De parte técnica temos uma boa trilha sonora (pra mim o maior destaque técnico, feita por Thomas Newman), fotografia, direção de arte e figurinos corretos, fazem o filme funcionar genuinamente, mas não são destaques, o último talvez se sobressaia mais.

Mas a força do filme são seua protagonistas. Kate Winslet parece que finalmente quebrará seu problemas com os prêmios (depois da dupla vitório no Globo, veremos o Oscar) está excelente e agora recebe por tantos papéis que foi ignorada. DiCaprio, por sua vez, mostra que está disposto a ter personagens mais complexos e melhores, que mostrem melhor sua capacidade de atuação, e está conseguindo, no caminho certo, sua atuação nesse filme também não deve nada.

Tendo sua força em seu casal protagonista, com uma direção correta e simples, um final que salva a maior parte do longa, "Foi Apenas um Sonho" é um filme bom, mas não marca, pode ser facilmente esquecido (o que me mostra uma excelente escolha de título :p). Assista por sua conta e risco, de preferência em casal, tornaria a experiência mais agradável.


Nota: 6/10



2 comentários:

Anderson Siqueira disse...

Esse eu quero ver. A dobradinha está de volta.

Matheus Pannebecker disse...

Yuri, também não apreciei muito "Foi Apenas Um Sonho". Tentei até analisar o filme sem expectativas, mas não consegui. O filme é decepcionante mesmo. De válido, só a ótima intepretação de Winslet e DiCaprio. E mais dela do que dele. Aliás, ele fica pequeno perto dela.