terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Road to the Oscars

Dúvida (Doubt, 2008)

Direção: John Patrick Shanley
Roteiro: John Patrick Shanley
Elenco: Meryl Streep, Philip Seymour Hoffman, Amy Adams, Viola Davis.
Extra: Indicado para o Oscar 09 em cinco categorias (Ator, Atriz, Atriz coadjuvante [2] e Roteiro adaptado), 3 BAFTA's, 5 Globos de Ouro, 5 SAG Awards (tendo vencido melhor atriz [Meryl Streep]). Custou US$ 25 milhões.


O título desse filme é perfeito. Conforme for escrevendo, entenderão o motivo. Bom, a história se passar em um colégio religioso no Bronx, no ano de 1964 logo após a morte de John Kennedy. Logo vemos o padre Flynn (Hoffman) rezando uma de suas missas sobre o tema da dúvida. A dúvida religiosa que muitos enfrentam, dúvida sobre a vida, sobre a felicidade, o filme começa bem. Aí avançamos com o filme e surge a dúvida se o padre Flynn abusa ou não de um de seus coroinhas - este é o primeiro aluno negro da escola.

Como essa última dúvida surge? Após uma das freiras-professora da escola, irmã James, conta a diretora que Donald Miller (o coroinha) voltou estranho da sala do padre e com cheiro de álcool. Então, a irmã Aloysius Beauvier - que é a diretora tradicionalista, temida pelos alunos, conservadora, radical, aquela típica freira mostrada em filmes e que existem até hoje.

Temos mais dúvidas durante o filme... será que o padre Flynn está mesmo fazendo isso? Ou se está, será que é algo ruim? O rapaz não tem amigos por culpa da cor de sua pele e é amigo do padre, sua mãe (vivida por Viola Davis) o defende fervorosamente.

Para não revelar mais do filme vou começar meus elogios ao elenco. E que elenco. Começar por Viola Davis que aparece basicamente em uma cena, mas mostra todo seu brilhantismo, não a toa que tenha conseguido indicação para melhor atriz coadjuvante no Globo de Ouro, Screen Actors Guild e Oscar. Assim como a jovem e inocente irmã James, interpretada por Amy Adams, que além dos três prêmios ganhou indicação ao BAFTA. A jovem atriz mostra que tem capacidade, suas cenas são lindas, incorpora perfeitamente o espírito da freira e está igualmente brilhante.

Mas Philip Seymour Hoffman é um mestre. O principal ator do longa mostra - mais uma vez - que um Oscar é pouco. O homem sabe escolher seus papéis - ao contrário do igual vencedor Forest Whitaker, que é excelente, mas tem escolhido péssimos papéis - e para mim é o melhor ator de sua geração, sou fã confesso do cara e sua filmografia é soberba.

E Meryl Streep? Bom, não gostei dela em "Mamma Mia!" e fiquei muito feliz ao constatar que ela recupera sua forma em "Dúvida". Algumas pessoas disseram que ela está "caricata" demais, eu discordo. Como freira conservadora ela está perfeita. Não consigo imaginar alguma atriz que faria melhor, duvido. A mulher esbanja talento e carisma. Ela não venceu o Globo de Ouro, mas levou o SAG (confira a lista completa de vencedores aqui) e que momento foi o que ela venceu. Mostrando simpatia e humildade, Meryl Streep é uma dama do nosso cinema.

O que eu queria destacar são duas cenas específicas: ambas acontecem no gabinete da irmã Beauvier, o primeiro é entre as personagens de Amy Adams, Meryl Streep e Philip Seymour Hoffman e a outra acontece sem a primeira. Aquilo é aula de interpretação, um banho gelado em muitos que se dizem atores, é o verdadeiro motivo deles serem fenomenais, mostram sua força, sua genialidade. Pode até não ser o melhor papel da vida de cada um (o que não é mesmo), mas isso só aumenta as virtudes de cada um na arte da interpretação.

Só pelo seu elenco (injustiçado ao perder o SAG Awards) o filme valeria, mas ainda conta com um bom figurino (nada de fenomenal já que usam as batinas), uma direção de arte e fotografia competentes que fazem o filme fluir ainda melhor. Uma trilha sonora boa e uma excelente adaptação da peça, claro, já que o roteirista e diretor é o autor da peça.

"Dúvida" dá, acima de tudo, uma aula de interpretação e questiona os valores humanos, a Igreja, a mentira, o excesso, e principalmente, nos deixa em dúvida sobre vários fatores que vemos na nossa sociedade. No final, a irmã Beauvier era a vilã? O padre Flynn fez algo de errado? Dúvidas...


Nota: 8,5/10







O Curioso Caso de Benjamin Button (The Curious Case of Benjamin Button, 2008)


Direção: David Fincher
Roteiro: Eric Roth
Elenco: Brad Pitt, Cate Blanchett, Taraji P. Henson, Tilda Swinton.
Extra: Indicado ao Oscar 09 em 13 categorias (incluindo melhor Filme, diretor, roteiro, ator e atriz coadjuvante), 11 BAFTA's, 5 Globos de Ouro e 3 SAG Awards. Custou US$150 milhões.


Um homem que nasce com mais ou menos 80 anos e vai ficando jovem ao passar do tempo. É essa a história. Simples, certo? Errado. O filme mostra toda a complexidade de uma vida, não da peculiar situação que o personagem-título vivido por Pitt, está, mas revela um pouco da natureza humana, das nossas relações, crenças, medos...

Após ser abandonado pelo pai (a mãe morre depois do parto), Benjamin Button é encontrado por uma mulher negra que não pode ter filhos e, curiosamente, toma conta de um asilo. Ela cuida de Benjamin como seu próprio filho, sem discriminá-lo.

O "bebê" nasce com todas as características e doenças possíveis de uma pessoa a beira da morte, mas por motivos desconhecidos, ele vai ficando jovem e num dia de visitas das famílias ao asilo ele conhece Daisy, a bisneta de uma das senhoras, e ali, Benjamin se apaixona.

Tendo Daisy sempre como o amor de sua vida, o curioso Button sai viajando pelo mundo, conhecendo-o, aprendendo e ensinando.

David Fincher, o diretor, já conhece Brad Pitt de outros incríveis trabalhos: "Se7en" e "Clube da Luta". Aqui ele segue uma direção bem diferente do que estávamos acostumados e mostra que realmente sabe fazer um filme mais emocional. Muitos vão se pegar chorando, não necessariamente no final, mas em certos lindos momentos do filme.

Brad Pitt está se mostrando um ator de porte. Além dos dois trabalhos anteriormente citados, em que esteve incrível, aqui ele revela que pode sim ser um ator de ponta.

Auxiliado por uma maquiagem e efeitos especiais magníficos (que para mim, merecem o Oscar) ele constrói esse peculiar personagem. Encantador. Fabuloso. Curioso.

Se antes eu tinha um encanto por Cate Blanchett, ele agora se multiplicou. A linda e talentosa atriz dá voz a jovem Daisy, a interpreta na sua fase adulta, de mais idade com uma maquiagem sutil e ao mesmo tempo marcante, e depois carregada interpretando Daisy no leito de morte durante o furacão Katrina (o filme é todo narrado pela filha de Daisy, lendo o diário de Benjamin para sua mãe, créditos para a excelente montagem do filme). Ainda temos a mãe de Benjamin, Taraji P. Henson, linda no papel, mostra a força da mãe junto de sua dedicação, delicadeza, afeto... e ainda Tilda Swinton em curta passagem, mas que consegue deixar sua marca.

A fotografia majestosa de Claudio Miranda, o roteiro excelente de Eric Roth (com um furinho aqui outro ali), a direção de arte, figurino e a trilha sonora de Alexandre Desplat... ah, a trilha sonora. Impecável. Excelente.

Praticamente com 3 horas de duração, você sente praticamente todo tipo de emoção que um filme proporciona, praticamente todos os elementos... "O Curioso Caso de Benjamin Button" é, na minha humilde opinião, um jovem clássico que merece ficar guardado nas nossas lembranças com carinho.



Nota: 9,5/10


8 comentários:

Anônimo disse...

Eu esperava mesmo que "Dúvida" nos brindasse com um show de seu elenco e esta é a maior razão pela qual quero assistir a este filme.

E não consegui gostar da performance do Brad Pitt em "O Curioso Caso de Benjamin Button". Eu acho que a abordagem dele do personagem foi muito fria. Confesso que não o indicaria ao Oscar de Melhor Ator.

Mayara Bastos disse...

Não vi nenhum, rsrsrsrs. Espero ver semana que vem "O Curioso Caso de Benjamin Button". E "Dúvida" só veria pela Amy Adams, mas agora com todo a falação me deu mais curiosidade de ver.

Kau Oliveira disse...

Estou doido pra ver Dúvida. O Alex vai me passar o torrent.

Benjamin Button é magnífico! Dei a mesma nota que vc.

Abraços!

Yuri Dias disse...

Kamila, "Dúvida" vale muito a pena, pelos atores principalmente, mas o filme em si é bom. No Oscar trocaria "Frost/Nixon" por ele. Fácil. E Brad Pitt tá indo no caminho certo, um dia ele consegue.

Mayara, vale a pena ver os dois, apesar de não conhecer seu gosto, indico.

Kau, depois vou querer ver sua resenha de "Dúvida" ;)


Valeu pelos comentários.

- cleber . disse...

Doubt se tornou um filme muito aguardado sabe se lá o porque, e o BB já é adorado por todos!


http://cineclubsp.blogspot.com/

Anônimo disse...

Gostei muito de "O Curioso Caso de Benjamin Button", mas não tanto assim. Na verdade fiquei mais encantado pela ótima produção técnica do que por qualquer outra coisa. Já de "Dúvida" espero um filme com excelentes atuações.

Matheus Pannebecker disse...

Quero MUITO ver "Dúvida". É o filme do Oscar que mais espero...

Hugo disse...

Todos os filmes tem temas interessante, a história de Nixon sempre rende bons filmes, um novo retorno de Mickey Rourke, além de David Fincher, um realizador original e de temas polêmicos.

Abraço