segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

O Lembrado e o Esquecido

- Meus títulos tão ficando profundos :p
- Imagem do mês: Slumdog Millionaire




Gran Torino (idem, 2008)


Direção: Clint Eastwood
Roteiro: Nick Schenk
Elenco: Clint Eastwood, Christopher Carley, Bee Vang, Ahney Her.
Extra: Indicado ao Globo de Ouro 09 por Melhor Canção Original ("Gran Torino"). Custou US$35 milhões.


Clint Eastwood é o cara. Ainda não vi o seu outro recente "A Troca", mas após "Gran Torino" esse senhor de quase 79 anos mostra que o tempo só o engrandece.

Na história Eastwood vive Walt Kowalski, um veterano da guerra da Coréia, que após a morte da mulher continua vivendo na mesma casa e no mesmo bairro, hoje violento e dominado por gangues, mesmo com a insistência dos emocionalmente distantes filhos. Sua vida é a de um aposentado veterano comum. Cuida do seu Gran Torino (e que carro), conserta as coisas e vive na varanda bebendo e fumando ao lado da cadela Daisy.

As coisas começam a mudar quando o jovem Thao, seu vizinho, influenciado pelo primo que é de uma gangue o faz tentar roubar o Gran Torino de Walt. O veterano consegue impedir o roubo e na noite seguinte ele, meio que indiretamente, ajuda os vizinhos da tal gangue. O detalhe é que todos são orientais, o que já faz com que Walt tenha um preconceito natural para com os vizinhos.

Se achando em débito com o velho, a família obriga o jovem Thao a passar uma semana fazendo o que Walt desejar. A partir daí vemos uma amizade nascer. No início relutante e depois se tornando verdadeira.

A amizade de Walt não fica restrita ao jovem Thao. Sua irmã, Sue, é na verdade a primeira pessoa que ele tem um contato amistoso. Ela começa a quebrar suas barreiras, a mostrar que eles não são como o homem imaginava. A transformação do homem é feita de maneira perfeita, tanto pela direção quanto pela atuação de Eastwood. Vemos o homem rabugento se abrindo para aquela nova família. Uma nova família, tratando os jovens como seus filhos.

No filme nós conhecemos também o jovem padre Janovich, que prometeu a falecida esposa de Walt que o faria se confessar e presencia toda essa transformação do veterano.

É difícil comentar sobre o filme sem revelar sobre suas sequências finais ou cruciais, então vou para de falar da história.

Além da já comentada, brilhante atuação de Clint Eastwood, os jovens que dão vida aos irmãos Lor fazem sua parte, nada de especial, mas cumprem corretamente com o que é desejado de seus personagens. O Chris Carley (o padre) se mostra verdadeiramente competente e eficiente.

Na parte técnica o filme é correto, nada de soberbo, algo que pode chamar mais atenção é sua trilha sonora composta por Eastwood. Talvez a maior bola fora do filme seja ele cantar um pedaço da música-título do filme, mas como é quase uma declamação, não fica tão ruim assim. Deu pra ver que o homem fez de tudo no filme e "Gran Torino" é todo de Clint.

Há anos sabemos da sua qualidade de ator (que não diminuiu, apesar de parecer pouco carismático nos prêmios) e seus mais recentes filmes como diretor tem sido grandes obras. Filmes maravilhosos. Mas nem esse talento era desconhecido já que dirigiu "Os Imperdoáveis" de 1992, porém quando vemos "Mystic River" (2003), "Menina de Ouro" (2004), "A Conquista da Honra" (2006), "Cartas de Iwo Jima" (2006), "A Troca" (2008) e "Gran Torino" (2008) dá pra ter uma ligeira noção de sua genialidade.

Sou fã do velho mesmo. Atua de forma brilhante e dirige com maestria. Estou ansioso para ver "A Troca", porque não espero nada menos do que um ótimo filme vindo de Eastwood.

Pra fechar: "Gran Torino" está sendo terrivelmente esquecido pelos prêmios, um filme que não deve nada a esses que lideram a "temporada de ouro", pelo contrário, briga de igual pra igual com todos eles, falaria ainda que é o "Na Natureza Selvagem" desse ano, brilhante e esquecido. O filme é mais uma obra de arte desse senhor que deve ser conferido por todos, com um final lindo, comovente, tocante, sensível e na medida mais do que certa "Gran Torino" é o meu favorito.


Nota: 9/10





Slumdog Millionaire (2008)


Direção: Danny Boyle
Roteiro: Simon Beaufoy
Elenco: Dev Patel, Freida Pinto, Madhur Mittal, Ankur Vikal, Anil Kapoor.
Extra: Vencedor do Globo de Ouro 09 de Melhor Filme Drama, Melhor Diretor (Danny Boyle), Melhor Roteiro (Simon Beaufoy), Melhor Trilha Sonora Original (A.R. Rahman). Indicado a 11 BAFTA's incluindo melhor Filme, Diretor, Roteiro Adaptado, Ator e Atriz Coadjuvante. Custou US$15 milhões.


O, até agora, favorito a levar todos os prêmios da temporada. Minha curiosidade era tão grande que precisei assistir logo. Pra resumir a história, somos apresentados a Jamal e Salim, dois irmãos que moram numa favela na Índia, vêem sua mãe ser morta por fanáticos religiosos e após o ataque, fogem do lugar e acabam encontrando Latika, outra que acaba se tornando órfã.

Os três vão tentar sobreviver sozinhos, algum tempo depois encontram com Maman (Ankur Vikal) num lixão, o homem os leva para um orfanato onde explora as crianças para mendigarem nas ruas. Porém eles acabam descobrindo que ele não é nem de perto uma pessoa boa e fogem, só que Latika não tem a mesma sorte e fica para trás.

Juntos os irmãos começam a tapear turistas, roubar para sobreviverem mais uma vez. Jamal, porém, nunca se esqueceu de Latika e insiste para o irmão que a procurem. Quando eles a encontram novamente, vemos a escolha de Salim para um outro tipo de vida: ele se torna um verdadeiro bandido. Salim acaba por desaparecer com Latika e deixa Jamal sozinho.

Então voltamos para o início do filme (que vai e vem toda hora, muitos créditos para a ótima montagem) onde vemos Jamal com 18 anos num programa de TV chamado "Quem quer ser um milionário" e eles está na pergunta final valendo 20 milhões de rúpias. Mas como um garoto que não estudou, vindo da favela, consegue chegar na final de um programa tão concorrido? Ao longo da projeção vemos que todas as respostas estavam em algum lugar de suas lembranças, de sua vida sofrida e difícil.

O filme tem sim seus méritos. Vários. Seus desconhecidos atores estão em plena forma, todas as três gerações do trio principal (crianças, pré-adolescentes e jovens) quanto os outros personagens. Todos mostram força e capacidade ao interpretarem personagens várias vezes difíceis.

O roteiro é, por várias vezes, clichê, mesmo tendo idéias brilhantes como a da capacidade de Jamal de chegar à final do show, seu final poderia ser totalmente piegas, mas funciona de maneira exemplar.

Os créditos? Daria ao diretor Danny Boyle. Eu sinceramente, não conheço muito de seu trabalho, mas posso dizer com segurança que ele carrega esse filme de baixo orçamento de forma invejável, transformando-o em uma peça memorável. Filmando na Índia, com dificuldades, pouco dinheiro, pouco equipamento, fez um trabalho notável que merece ser lembrado e apreciado por muitos.

Na parte técnica o filme é bom: sua trilha sonora é excelente, a fotografia é forte, realista, a montagem faz o filme funcionar no ritmo exato.

Pois bem, o filme é excelente, mas será que é tanto assim para ter se tornado o queridinho de Hollywood?

Depois de assistir aos seus concorrentes darei a resposta. Quantas rúpias será que vale?


Nota: 9/10


7 comentários:

Rafael Moreira disse...

Quero muito ver ambos, mas principalmente "Slumdog" que só ando lendo ótimos comentários a respeito.

Sergio Deda disse...

Gostei de Gran Torino...

Slumdog Millionaire eu ameii... putz fantástico... já considero uma obra-prima. A direção sublime de Boyle, cativante e inovadora, que pega um roteiro que conta a história de um menino simples com eventos tristes, o levando a status de herói. A montagem que sabe ser rápida e relacionar o momento do interrogatorio, do programa e das diferentes fases da vida de Jamal. A fotografia cheia de cores, visualmente fantástica, a trilha sonora, e os atores espetaculares, especialmente Dev Patel... enfim acho um filme do conjunto... o melhore da temporada do Oscar, um pouquinho à frente de Benjamin Button.

Kau Oliveira disse...

Yuri, sinceramente a sua nota para Gran Torino foi a maior que vi até agora. Antes da sua, a maior tinha sido 7,5. Mas acho que deve ser excelente mesmo.

Slumdog é bem legal! Dei a mesma nota, você sabe.

Abraços.

Anônimo disse...

Ainda não vi "Gran Torino", mas simplesmente adorei "Slumdog Millionaire" (ou "Quem Quer Ser um Milionário?") e torço pelo filme nas próximas premiações. Até mais!

Yuri Dias disse...

Kau, sabe quando tu gosta do filme mais do que os outros? Isso costuma acontecer comigo, filmes nem tão badalados que eu acabo adorando.

"Slumdog' é praticamente unanimidade entre nós blogueiros, e merece, com certeza. Aliás, esse título em português poderia ter ficado bem pior...

Vamos ver as indicações ao Oscar amanhã. Torço pelos dois que comentei ^^

Matheus Pannebecker disse...

Não gostei de Gran Torino e adorei Slumdog Millionaire!

Dr Johnny Strangelove disse...

Bem, sobre Gran Tourino, prefiro não dizer nada ...

Já o outro filme, é aquela coisa ... ele é um filme bom. sim. Ele é ótimo ... não ... merece a babação? não.

Acho que o povo tá embalado demais na história extremamente comum desse filme ... claro que não dá para negar que as condições naturais que são propostas no longa faz com que o espectador vibre ... mas já na segunda conferida ... o negocio desaba ...


Abraços