quarta-feira, 15 de julho de 2009

A Mágica

Harry Potter e o Enigma do Príncipe (Harry Potter and the Half-Blood Prince, 2009)


Direção: David Yater
Roteiro: Steven Kloves
Elenco: Daniel Radcliffe, Emma Watson, Rupert Grint, Michael Gambon, Alan Rickman, Jim Broadbent.

Sinopse: Ao mesmo tempo em que tem um interesse cada vez maior por Gina Weasley, Harry Potter é preparado por Dumbledore para o confronto final com Voldemort. [AdoroCinema]


Como grande fã da série, fui assistir ao sexto filme na primeira sessão que pude encontrar: de terça para quarta, meia-noite. Cinema lotado, pessoas fantasiadas, falatória, expectativa. Tudo para assistir o quanto antes uma das maiores sagas da história do cinema. Só para citar o cinema.

David Yates, que assumiu a franquia no último filme (A Ordem da Fênix), já tinha feito, para mim, um excelente trabalho. Até o momento considerava "A Pedra Filosofal" o melhor, mas temos de levar em conta o tamanho do livro a ser adaptado (o 1º com 263 páginas e o 6º com 510), portanto Yates tinha conseguido algo que para mim, Cuaron e Newell falharam: contruiu uma história digna dos livros.

Na parte técnica a série sempre foi bem-sucedida, mas "O Enigma do Príncipe" surpreende. Uma fotografia marcante de Bruno Delbonnel, estreante na série, um figurino impecável, uma direção de arte absolutamente surpreendente, próxima a perfeição. A trilha sonora de John Williams, no primeiro volume foi absolutamente marcante, dessa vez a trilha bem mais sombria de Nicholas Hooper, guarda traços dos tempos tranquilos de anos passados.

O filme mostra muito bem essa mudança, de como os corredores felizes da escola, agora estão sombrios e tensos, os semblantes dos jovens preocupados. E por outros lado, sem dúvida esse é o filme mais romântico, por assim dizer. Os hormônios aflorados, essa parte da vida é muito bem explorada pelo diretor, rendendo ótimas cenas de comédia.

A partir daí, começo a falar dos atores. Radcliffe (Potter) nunca esteve tão seguro no papel, em um determinado momento da projeção até surpreende no humor, consegue carregar bem o fardo. Watson (Granger) evoluiu junto com os outros, nesse filme a considero a mais fraca do trio, já Grint (Weasley) continuo mostrando seu excelente timing de comédia, protagonizando as melhores cenas.

Mas "Harry Potter" sempre surpreendeu com seus coadjuvantes. Helena Bonham Carter (Belatriz) volta ainda mais sádica e brilhantes. Tom Felton ganha espaço como Malfoy e faz o dever de casa muito bem. Jim Broadbent cai como uma luva (assim como Imelda Staunton em A Ordem da Fênix) como o prof. Slughorn, com cenas de comédia excelentes e um monólogo dramático igualmente marcante. Michael Gambon faz seu melhor papel como Dumbledore, mostrando bem seus temores, sabedoria, fraquezas... essa última a mais marcante. Alan Rickman finalmente ganha mais tempo na tela e mostra, outra vez, um trabalho impecável, é o verdadeiro prof. Snape, brilhante.

O final me deixou a desejar, mas atribuo isso ao feto de ser fã dos livros, esperava três momentos em especial no filme que não vieram, mas não chegam a prejudicar, só diminuem a nota.

Digo com segurança que "O Enigma do Príncipe" é o melhor da série, agradeço a David Yates por ter feito um trabalho primoroso. Uma parte técnica absurda, coadjuvantes inesquecíveis e a direção seguríssima, com alívio e satisfação, recomendo "Harry Potter e o Enigma do Príncipe".


Nota: 8,5


7 comentários:

Matheus Pannebecker disse...

Yuri, gostei menos que você. Acho que o filme pecou muito no roteiro. Mas acertou em todo o resto...

Anônimo disse...

Yuri, eu gostei muito desse filme - apesar dos problemas no roteiro. Fiquei surpreendida, pois tenho certa má vontade em relação à série "Harry Potter". A parte técnica é mesmo um grande destaque.

Yuri Dias disse...

Matheus e Kamila, acho que os dois concordaram na parte do roteiro, né? Então, com certeza é o elo fraco, mas não achei tão prejudicial assim.

Obrigado pelos comentários. Abraços.

Vitória Pratini disse...

Yuri,
achei o filme muito bom mesmo, apesar, é, claro, de esperar mais do roteiro (justamente por ter lido o livro). Como é uma adaptação já esperamos disso, e, nos conformamos. Concordo com você em relação às atuações, dando destaque em especial para Tom Felton e Alan Rickman, que estavam perfeitos em seus respectivos papéis.
Também esperava mais do final (uma cena do livro - uma das únicas de ação - que ficou faltando), que, realmente, para o entendimento não foi essencial.
Fora isso, foi ótimo, misturando comédia e mistério em um blockbuster de primeira!

Unknown disse...

Já tá no status de "uma das maiores sagas da história do cinema"? Eu confesso ter passado batido pelo moleque mágico. Não me interessou. Mas é interessante observar como a série tem rendido bilheteria - com filmes, inclusive, muito elogiados.

Abs!

Anderson Siqueira disse...

Um filme eclético e que mostra um grande amadurecimento da franquia. Assim pode-se resumir HARRY POTTER E O ENIGMA DO PRÍNCIPE. A qualidade técnica, aliada às excelentes atuações e um roteiro sábio e harmonioso com as cenas, fez deste o melhor filme desde HARRY POTTER E O PRISIONEIRO DE AZKABAN. E digo mais: este é o melhor filme do bruxinho mais famoso do mundo. O diretor foi muito esperto e genioso ao conciliar suspense, ação, aventura, magia, romance e terror num filme que tem pretensões grandiosas e caminha pra um final maestral.

SORO: SOM; ATUAÇÕES; ROTEIRO; PRODUÇÃO; EFEITOS VISUAIS; DIREÇÂO; FOTOGRAFIA; MAQUIAGEM; FIGURINO.

VENENO: DURAÇÃO.

NOTA (0 a 5): 4,5
****

Yuri Dias disse...

Vitória, sem dúvida pra quem leu o livro faltam cenas, como sempre né, mas dentro do possível ficou bem legal.

Dudu, acho que é inegável o valor da fraquia tanto para o cinema quanto para a literatura, independente de gosto, basta olhar os números, é algo impressionante.

Anderson, ao contrário de você e da maioria dos outros cinéfilos, não gosto do 3º filme, talvez por ter lido o livro, mas concordo que esse é o melhor e que Yates acerta mais do que erra. Porém trocaria o veneno, de duração pelo roteiro, o mais fraco do elo.


Obrigado pelos comentários!