sexta-feira, 10 de julho de 2009

Quick-Review

Entre estudos e provas, atualizações.



Amistad (idem, 1997)

Direção: Steven Spielberg
Roteiro: David Franzoni
Elenco: Morgan Freeman, Djimon Hounsou, Anthony Hopkins, Matthew McConaughey.
Extra: Indicado a 4 Oscars (Ator Coadjuvante [Anthony Hopkins], Fotografia, Figurino e Trilha Sonora - Drama) e 4 Globos de Ouro (Melhor Ator - Drama [Djimon Hounsou], Ator Coadjuvante [Anthony Hopkins], Diretor [Steven Spielberg] e Filme - Drama). Custou US$40 milhões.

Sinopse: No século XIX, um navio espanhol é capturado na costa americana, contendo 53 escravos negros amotinados a bordo. Ao chegar em território americano, eles são levados a um grande julgamento que cria polêmica entre os abolicionistas e os conservadores do país.



Com um tema forte, imagens fortes e elenco ainda mais forte, "Amistad" é um excelente filme, funciona como obra de ficção e como documento histórico, já que seus fatos são reais. Não é à toa que todos conhecem Spielberg o homem sabe fazer filmes como poucos e esse é mais um competente e excelente filme que produz. Sua direção é forte, com boas sequências, auxiliado em roteiro com excelentes diálogos e monólogos.

Uma fotografia lindíssima de Janusz Kaminski, que soube fazer uma iluminação que só engrandeceu o filme, como a cena de Freeman em um barco, de Hounsou "escondendo-se" na névoa e vários outros momentos. Indiscutível.

Figurino perfeito de Ruth E. Carter, não tem o que comentar. Uma trilha sonora excelente de John Williams, que compõe as cenas de forma impecável.

Destaque tão grande quanto são para os atores. Para mim é sem dúvida, o melhor trabalho de Matthew McConaughey, Morgan Freeman nos brida com uma excelente performance - como de costume, Anthony Hopkins, dispensa comentários, faz uma cena soberba no fim do filme e Djimon Hounsou domina o filme de maneira espetacular, não consigo apontar uma cena fraca, o homem mostra todo seu talento, e que talento. Poderia muito bem ser melhor utilizado nos dias de hoje, para mim Hollywood não sabe o que está perdendo.

"Amistad" é uma obra que agrada a maior parte do público e que fica na memória por bastante tempo. Parabéns a Spielberg e toda sua equipe. Excelente.


Nota: 9


2 comentários:

Ricardo Nespoli disse...

É realmente um filme grandioso... Acho que vou ver denovo, rs...

Yuri Dias disse...

Vale a pena ver de novo, né Nespoli? =)

Por incrível que pareça passou há duas noites no InterCine da Globo.

Obrigado pelo comentário. Abraço.