segunda-feira, 9 de novembro de 2009

500 dias de satisfação

500 Dias com Ela (500 Days of Summer, 2009)

Direção: Marc Webb
Roteiro: Scott Neustadter e Michael H. Weber
Elenco: Joseph Gordon-Levitt, Zooey Deschanel.


Eu confesso que tenho um certo preconceito com comédias românticas, há muito tempo o gênero está batido, cheio de clichês, nada de original. Mas eis que de tempos em tempos surgem filmes que nos relembram como o cinema pode ser surpreendente e ainda original, mesmo com anos e anos e anos.

Assim como aconteceu comigo em "Simplesmente Amor", "500 dias com ela" me encantou completamente. A história nos apresenta a Tom Hansen (Joseph Gordon-Levitt), um eterno apaixonado, crente no amor e que vê em sua irmã pequena uma excelente psicóloga. O rapaz então conhece a nova secretária de seu chefe, Summer Finn (Zooey Deschanel) e de pronto se apaixona pela mulher.

Mulher esta que é totalmente seu oposto no assunto relacionamentos. Não crê que o amor exista de verdade, nunca teve um relacionamento que durasse ou se tornasse algo mais sério. Sob esta temática - que não é tão original - os roteiristas conseguem criar situações engraçadas, românticas e desenvolvem muitíssimo bem os personagens, com o auxílio de uma montagem quase perfeita.

Vale destacar também o modo que usam a arte do filme, com o vai-e-vem das contagens dos "dias com ela", até um passarinho em animação que interage com o protagonista numa sensacional seqüência de dança.

Os destaques individuais vão para três pessoas: o diretor, Webb, que leva o filme com muita sutileza, trabalhando plano a plano de maneira deliciosa, construindo o filme muito bem. Gordon-Levitt e Deschanel formam um casal ótimo, com uma química melhor ainda. A beleza da mulher ajuda ainda mais a entendermos como o homem apaixona-se por ela... A dupla transmite muito bem os sentimentos de seus personagens e fazem um trabalho excepcional.

"500 dias com ela" é um filme que nos deixa com aquela sensação boa após seu término e sempre volta a nossa cabeça, relembrando uma cena ou um diálogo. É bom saber que ainda temos bons exemplares de cinema de qualidade aí fora.


Nota: 9

5 comentários:

Matheus Pannebecker disse...

Já estou com esse filme aqui, em breve vou assiti-lo, daí volto aqui para dar a minha opinião!

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Matheus Pannebecker disse...

Adorei! Um dos melhores filmes do ano.

Leonardo disse...

Olá meu caro Yuri, navegando pela net achei seu belíssimo blog, informativo e inteligênte. Já te sigo e linkei. Deixo meu link também, caso deseje me acompanhar.

Concordo contigo, esses dois filmes, eu só assisti porque tenho namorada, rsrsr. Se não tivesse confesso que nem me daria ao trabalho. Mas, tive uma gratíssima surpresa, em especial com 500 dias de Zooey, rsrs. Um ótimo filme que foge a todos os cliches tanto comuns das comédias românticas. Um forte abraço cinéfilo. http://paixaodecinema.blogspot.com/

Anônimo disse...

Esse filme é ótimo!!
Uma comédia romântica muito divertida e com um final surpreendente!
A parte do passarinho é demais... Uma analogia ao filme "Encantada".
Bye!
Nice blog!