domingo, 27 de dezembro de 2009

Onde Vivem os Monstros

(Where The Wild Things Are, 2009)

Direção: Spike Jonze
Roteiro: Spike Jonze e Dave Eggers, baseado na obra de Maurice Sendak
Elenco: Max Records, Catherine Keener, Mark Ruffalo, James Gandolfini, Paul Dano
Extra: Custou US$100 milhões. Indicado ao Globo de Ouro 2010 de Melhor Trilha Sonora (Karen O e Carter Burwell)


Desde o dia em que assisti ao trailer de "Onde Vivem os Monstros" minha vontade de vê-lo só cresceu. De algum modo o singelo trailer que mostrava o jovem Max com aqueles lindos monstros, sobre uma linda fotografia, com uma bela trilha de fundo e uma história cativante despertaram meu lado mais infantil, que vinha um pouco adormecido.

Essa bela história nos apresenta ao jovem Max, que ao brigar com sua mãe numa noite pega um barco e acaba parando em uma distante ilha onde encontra esses monstros, que após ficarem com medo, com fome, ficam encantados e o adotam como seu rei.

A partir disso vemos a bela construção de uma amizade, quase que literal - ao verem o filme entenderão - pontuada com desafios, desentendimentos, mas com um sentimento puro sempre falando mais alto.

Acho que o grande mérito do diretor Spike Jonze é justamente isso, essa pureza sempre presente, esse relacionamento delicado que muitas vezes se perdem ou não são tão reais. Para assistir a esse filme você tem de ir com uma mente aberta, receptiva a entrar naquele mundo, naquela história, abraçar aqueles monstros também, deixar-se levar pelo rei Max. Te garanto que não é tão difícil, se ajudar, feche os olhos e ouça uma das melhores trilhas do ano composta por Karen O e Carter Burwell e aquelas belas imagens mostradas pelo eficaz diretor que comanda o filme muito bem.

O ótimo ritmo impresso, a linda fotografia e a criação dessas criaturas tão lindas e feias ao mesmo tempo, fazem com que "Onde Vivem os Monstros" seja uma experiência para toda família e que de alguma forte toque seu lado jovem mais sensível e te deixe levar. Você não se arrependerá.


Nota: 8,5

4 comentários:

Alex Pizziolo disse...

Adorei esse filme e, certamente, está entre os melhores do ano pra mim. É uma história muito sincera e acessível, é uma temática infantil e adulta ao mesmo tempo. É cativante e envolvente demais! A trilha e o garotinho são um primor, impecáveis!

Mayara Bastos disse...

Tenho muita curiosidade em torno do filme, mas pelo clima, parece que não é para qualquer tipo de criança, rsrsrs.

Beijos! ;)

Yuri Dias disse...

Alex, com certeza o filme emociona e o menino foi muito bem selecionado, o filme todo funciona muito bem!

Mayara,tudo depende da forma como você assiste ao filme, se for de peito aberta e deixá-lo te levar será uma ótima experiências, mas se for com um pé atrás provavelmente não será tão recompensante.

Obrigado pelos comentários!

Kamila disse...

Eu não sou muito fã do Spike Jonze, mas esta sua crítica me deixou bem animada para conferir a nova obra dele.