segunda-feira, 9 de novembro de 2009

500 dias de satisfação

500 Dias com Ela (500 Days of Summer, 2009)

Direção: Marc Webb
Roteiro: Scott Neustadter e Michael H. Weber
Elenco: Joseph Gordon-Levitt, Zooey Deschanel.


Eu confesso que tenho um certo preconceito com comédias românticas, há muito tempo o gênero está batido, cheio de clichês, nada de original. Mas eis que de tempos em tempos surgem filmes que nos relembram como o cinema pode ser surpreendente e ainda original, mesmo com anos e anos e anos.

Assim como aconteceu comigo em "Simplesmente Amor", "500 dias com ela" me encantou completamente. A história nos apresenta a Tom Hansen (Joseph Gordon-Levitt), um eterno apaixonado, crente no amor e que vê em sua irmã pequena uma excelente psicóloga. O rapaz então conhece a nova secretária de seu chefe, Summer Finn (Zooey Deschanel) e de pronto se apaixona pela mulher.

Mulher esta que é totalmente seu oposto no assunto relacionamentos. Não crê que o amor exista de verdade, nunca teve um relacionamento que durasse ou se tornasse algo mais sério. Sob esta temática - que não é tão original - os roteiristas conseguem criar situações engraçadas, românticas e desenvolvem muitíssimo bem os personagens, com o auxílio de uma montagem quase perfeita.

Vale destacar também o modo que usam a arte do filme, com o vai-e-vem das contagens dos "dias com ela", até um passarinho em animação que interage com o protagonista numa sensacional seqüência de dança.

Os destaques individuais vão para três pessoas: o diretor, Webb, que leva o filme com muita sutileza, trabalhando plano a plano de maneira deliciosa, construindo o filme muito bem. Gordon-Levitt e Deschanel formam um casal ótimo, com uma química melhor ainda. A beleza da mulher ajuda ainda mais a entendermos como o homem apaixona-se por ela... A dupla transmite muito bem os sentimentos de seus personagens e fazem um trabalho excepcional.

"500 dias com ela" é um filme que nos deixa com aquela sensação boa após seu término e sempre volta a nossa cabeça, relembrando uma cena ou um diálogo. É bom saber que ainda temos bons exemplares de cinema de qualidade aí fora.


Nota: 9

quarta-feira, 4 de novembro de 2009

The Oscar's Host

A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas anunciou hoje os apresentadores do Oscar 2010. Sim, no plural. Steve Martin e Alec Baldwin serão os anfitriões da festa. O interessante da dupla é sua "rivalidade", principalmente no programa "Saturday Night Live" em que vivem disputando quem apresentou mais o show de comédia.



Gosto muito da escolhe de Martin, já provou que é capacitado para apresentar a festa (o fez em 2001 e 2003) e Baldwin pode dar certo, temos que esperar para ver. A risada é garantida, contanto que não tenhamos um retrocesso em relação ao último ano, a escolha é muito válida. Boa sorte para eles. E para nós.

Confira seu monólogo de abertura no Oscar 2001 aqui

Créditos: Omelete

segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Fechamento de Outubro




(clique para aumentar)


Filme do Mês: Pulp Fiction - Tempos de Violência