quarta-feira, 14 de abril de 2010

Ônibus 174

Eu tinha apenas 9 anos em 2000, quando aconteceu o caso do ônibus 174, mas mesmo tão jovem me lembro perfeitamente da televisão transmitindo aquilo o dia inteiro, as professoras falando pela escola e aquele desfecho que causou indignação em grande parte da população.

Dois anos depois, José Padilha decide fazer um documentário a respeito do caso. Excelente materialque nas mãos desse ótimo diretor se tornou mais uma belo exemplo dessa categoria nacional. Ao contrário do recente - e de ficção - "Última Parada 174" (2008), de Bruno Barreto, que na minha opinião pareceu querer abrandar demais, justificar demais a ação do delinquente, Sandro do Nascimento. O documentário faz o correto: apresenta todos os lados da história e te permite tirar suas próprias conclusões a respeito.

Toda a produção do filme, desde ouvir jovens de rua, até um dos chefes do BOPE (Batalhão de Operações Especiais), garante ao filme credibilidade. Explica todos os fatos que possam, talvez, ter direcionado a ação de Sandro - a morte da mãe, a chacina da Candelária - e também sua parte bandida, que apesar de sofrida, não justifica seus atos.

O depoimento das vítimas que estavam no ônibus, mostram um lado da história que só podíamos saber, verdadeiramente, através delas próprias. O da "mãe" de Sandro é, provavelmente, o mais emocionante do filme.

O documentário vai além. Mostra inclusive as instalações do Insituto Padre Severino, para jovens infratores, as cadeias, questiona como daqueles lugares deploráveis podem sair marginais "recuperados"?

Padilha sabe conduzir e abordar o tema de forma impecável, sabendo emocionar, chocar, denunciar e informar.

Nota: 9


(idem, 2002)

Direção: José Padilha
Roteiro: José Padilha
Extra: Indicado ao Directors Guild of America 2004, para melhor direção em documentário (José Padilha).

7 comentários:

Vinícius P. disse...

Sempre tive muita curiosidade, mas nunca vi esse documentário. Quem saber agora depois de seus comentários...

Cristiano Contreiras disse...

Ainda não tenho conhecimento do longa, pois não vi. Mas, o documentário é muito bem concebido e de fato mostra a realidade desse trágico fato.

Ah, assim que eu puder conferir, te falo.

Anda sumido, hein? abraço

Luis Galvão disse...

Eu também gosto bastante desse doc. e o filme - como você disse - tenta ser mais 'chapa branca' do que esse. E eu começei a gostar do Padilha a partir desse.

Wally disse...

Excepcional esse documentário. Padilha fez um belo trabalho. E o filme de Bruno Barreto mija em cima do que Padilha alcançou aqui.

Kamila disse...

Para mim, um dos melhores filmes da última década. Acho um trabalho exemplar, porque ele não só investiga o fenômeno social que leva alguém a cair pra criminalidade, mas, ao mesmo tempo, faz um estudo sobre a polícia e sobre a falta de capacidade dela de lidar com situações desse tipo. Um filme obrigatório!

Elton Telles disse...

Olá Yuri,
primeira vez que passo no seu blog.

"Onibus 174" é um filme vigoroso e extremamente bem realizado. Sem se prender à simples denúncia, o mergulho que Padilha propõe em conhecer a psique do assassino é sensacional. Se não me engano, o diretor é formado em jornalismo, e este filme demonstra a imparcialidade de um bom profissional frente a um assunto tao espinhoso.

Um exemplo de que o Brasil é um antro de sensacionais documentários. Uma pena, porém, que as ficções fiquem tanto em débito...


abs!!

Yuri Dias disse...

Vinicius, vale muito a pena, excelente.

Cristiano, o documentário é infinitamente superior a obra de ficção.

Galvão, não foi a primeira obra de Padilha que vi, mas sem dúvida é uma de suas melhores obras - se não a melhor.

Wally, perfeitas as palavras xD

Kamila, sem dúvida! O doc de Padilha é completo e, com certeza, obrigatório.

Elton, seja bem-vindo =D E pelo menos podemos ficar satisfeitos com nossos documentários que são de alto nível e quem sabe um dia nossas ficções chegam lá.

Obrigado a todos pelos comentários! =D Abraços.