A príncipio não iria fazer nenhum tipo de review da minissérie da HBO, "John Adams", mas era tanto na minha cabeça e o twitter não deu conta que senti essa necessidade de escrever.
Bom, a série é contada em 7 partes e nos mostra toda a vida de John Adams, segundo presidente dos EUA, mas o bom do programa é que nós o acompanhamos desde o início quando era apenas um advogado que lutava pela justiça, até sua aposentadoria, passando pelo seu "exílio" na Europa, eleições, família, casamento.
Aliás, esse último merece uma atenção especial. O relacionamento de John e sua esposa, Abigail Adams - interpretada por Laura Linney - é algo lindo de se ver. Uma cumplicidade, o modo como o marido a admira, o fato de sempre chamá-la de minha amiga, todo seu amor, sua devoção, é admirável em uma produção com tantos pontos fortes.
A parte técnica é incrível. A fotografia de Tak Fujimoto é lindíssima e difícil, com vários quadros à luz de velas, sombras, névoa. Todas as tomadas são muito ajudadas pela fotografia. Tomadas muito bem feitas pelo diretor, Tom Hooper, que gosta de colocar a câmera como se estivesse atrás de uma janela, ou espiando entre um arbusto, como se fosse alguém à espreita. O figurino de Donna Zakowska é perfeito - com destaque ao período na França. A maquiagem que acompanha o passar dos anos é, novamente, perfeita, assim como toda a direção de arte e decoração de set, absolutamente críveis.
O roteiro de Kirk Ellis e David McCullough é consistente, com ótimos diálogos, fortes, marcantes e conduzem a história muito bem. Auxiliado, claro pela montagem de Melanie Oliver, que por sua vez pode explorar bastante os 7 episódios com mais de 1 hora cada um. E trilha sonora é dividida por Robert Lane e Joseph Vitarelli, o primeiro participou de 4 episódios, e acredito ser o responsável pelo excelente tema de abertura - que pode ser ouvida, e vista, aqui - a trilha consegue acompanhar bem a série.
Paul Gimatti (John Adams) e Laura Linney (Abigail) são atores que sempre gostei, mas após esse trabalho confio muito mais em suas atuações; o que eles fizeram nessa série foi algo incrível, a relação do casal que citei anteriormente não seria nada sem uma dupla de protagonistas que a fizessem realmente acontecer. E eles fizeram. Uma cena no último episódio, em particular, me emocionou bastante. Trabalho de alto nível. E todo o elenco de apoio merece ser destacado: Tom Wilkinson (Benjamin Franklin), Stephen Dillane (Thomas Jefferson), David Morse (George Washington), Sarah Polley (Nabby Adams) e continua...
Como podem ver, eu adorei a minissérie e não consegui - pelo menos até agora - ver algum erro que a desmerecesse ao menos um pouco. Fica a dica.
John Adams (idem, 2008, HBO)
Direção: Tom Hooper
Roteiro: Kirk Ellis e David McCullough
Extras: Venceu 13 Emmy's (e outras 10 indicações) e 4 Globos de Ouro. Detalhes aqui.
Baixe Aqui
3 comentários:
E eu ainda não vi... pelo jeito estou perdendo.
Fica a dica mesmo, pena que no momento já acompanhe tantas séries (e até outra minissérie da HBO, "The Pacific", que preciso terminar).
Sempre quis ver essa minissérie! E seus comentários me motivaram a vê-la. Em breve começo...
Postar um comentário