domingo, 18 de julho de 2010

Fama (1980)

Ano passado foi lançado o remake de "Fama", achei até interessante, mas quis esperar para ver o original antes e poder fazer um comparativo melhor. Após ver o original não tive a mínima vontade de ver o remake.

O filme acompanha a vida de jovens que estudam arte em uma universidade de Nova York, mostrando seus dramas, seus problemas, enfim, uma sinopse que vimos muitas vezes por aí, mas pelo ano do filme - 1980 - achava que ele mostraria algo novo, ou pelo menos a base de tantos outros filmes no mesmo estilo que temos hoje em dia; aliás assim que terminei de ver o longa me perguntei se era o filme certo - já que uma vez, nesse mesmo canal, TCM, a programação da TV indicava um filme e o canal passava outro - só tive certeza pela canção "Fame", o que acabou me decepcionando.

Sem dúvida essa canção é boa, aliás nem sabia que era desse filme, ganhou versão em português ("Soul de Verão" se bem me lembro), mas acho tudo muito sem graça. O filme é longo, os atores e os personagens pouco carismáticos, algumas cenas não possuem muito sentido, apesar de serem divertidinhas - a da música na rua, quem viu vai entender - e são histórias que não emocionam, soam forçada. A direção é apática e não vejo muitos méritos para o roteiro ter sido indicado ao Oscar.

Para não me prolongar muito, "Fama" decepciona um pouco, quem sabe sua nova versão possa ter melhorado em alguns aspectos, seus pontos altos não conseguem fazer o filme valer como um todo, possui boas partes, mas só.


Fama (Fame, 1980)

Direção: Alan Parker
Roteiro: Christopher Gore
Elenco: Eddie Barth, Irene Cara, Lee Curreri, Laura Dean
Extra: Vencedor do Oscar de 1981 de Melhor Trilha Sonora e Melhor Canção Original ("Fame") e outras 4 indicações - edição, som, roteiro original e canção original ("Out Here on My Own")


7 comentários:

Vinícius P. disse...

Parece ter sido um dos grandes musicais dos anos 80, mas ainda não tive oportunidade de ver - mesmo gostando da música tema, rsrs.

Matheus Pannebecker disse...

Não assisti a esse filme, mas tentei ver a refilmagem e não consegui - achei insuportável!

pseudo-autor disse...

Eu revi o Fama original, de Alan Parker, antes da estreia da refilmagem e concordo com você. Tanto que acabei não assistindo a nova versão. Não me conformo do Alan Parker ter se aposentado... Ele era um baita cineasta. Assista, também dele, The Commitments: loucos pela fama. É extraordinário!

Cultura na veia:
http://culturaexmachina.blogspot.com

Wally disse...

Queria ver esse antes do remake suspeito. Talvez eu baixe, mesmo com sua resenha desanimadora.

Mayara Bastos disse...

Tenho mais curiosidade por esse, que é mais "aposentado" do que a refilmagem. rsrsrs. ;)

jeff disse...

HAHA eu ri alto no fim do primeiro parágrafo. xD
Rapaz, comprei esse filme no escuro, pensando que fosse um puta musical e, puft, nem era um musical, muito menos um bom filme. Achei aborrecidíssimo. Aliás, é difícil Alan parker me agradar. Se não fosse Coração Satânico, duvidaria seriamente de seu talento.

[]s!

Anônimo disse...

Assisti ao original ainda no lançamento, era adolescente e gostei tanto que leve todos os colegas, que também curtiram adoidado.
Acredito que a refilmagem nem chegue perto do original. Aliás, tenho a versão original em DVD (também Hair, Xanadu, Grease, Saturday nigth fever etc...)