quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Minhas Mães e Meu Pai

A partir da semana que vem começo o "TCR Awards", segunda edição nesse formato e terceira em lista de filmes. A lista já está pronta, mas aguardarei mais alguns dias caso veja filmes que mereçam entrar nela. Agora vamos à review:



Um dos filmes "indies" favoritos dessa temporada, "Minhas Mães e Meu Pai" segue, digamos, uma fórmula clássica para um filme ser considerado mesmo independente, além do baixo orçamento: força no roteiro e em suas atuações. Geralmente o diretor, no caso diretora (Lisa Cholodenko) não se destaca muito, obviamente não tem cenas grandiosas, mas é compensado pela emoção, pelas atuações sempre muito críveis e este exemplar não fica atrás.

Ao contar uma história de um casal de lésbicas que possui dois filhos e estes decidem conhecer o doador de espermas que os geraram, o filme poderia cair em um lugar comum. Não pense que o excelente roteiro de Cholodenko e Stuart Blumberg não é clichê, pois em vários aspectos é sim, mas nada que comprometa o toque pessoal que o filme tem, em diálogos e construção dos personagens bem interessantes. Aliás esses personagens que fazem o filme ser tão agradável, graças, claro, a um elenco muito bem selecionado.

Annette Bening e Julianne Moore interpretam o casal, Mark Ruffalo o "pai" e Mia Wasikowska e Josh Hutcherson os filhos. O trio adulto está impecável, são atuações críveis, realistas, que te colocam dentro da história de verdade, mas para mim Annette Bening consegue subir um pouco mais alto. Talvez por ter me identificado mais com sua personalidade consegui sentir toda sua angústia e emoções por qual passava, impecável.

"Minhas Mães e Meu Pai" é um ótimo indie que deve agradar a grande maioria do público além de entregar performances dignas dos prêmios que estão chegando. Recomendo.


Minhas Mães e Meu Pai (The Kids Are All Right, 2010)

Direção: Lisa Cholodenko
Roteiro: Lisa Cholodenko e Stuart Blumberg
Elenco: Annette Bening, Julianne Moore, Mark Ruffalo, Mia Wasikowska e Josh Hutcherson.
Extra: Custou US$4 milhões. Indicado a 4 Globos de Ouro 2011 (Melhor Filme Musical/Comédia, Melhor Roteiro e Melhor Atriz em Comédia/Musical para Bening e Moore)


Nenhum comentário: