segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

E o Oscar foi para...

"Quem Quer Ser Um Milionário"


Só pra constar, perdi a cerimônia ontem e assistirei a reprise, então depois falarei o que achei da cerimônia em si, dos vencedores, adianto:

"Slumdog" não merecia ter ganho em Mixagem de Som, "Batman" e "Wall-E" eram bem melhores na categoria. Surpresa na vitória em filme estrangeiro do japonês "Departures" ao invés do israelense "Valsa com Bashir". Acertei 18 das 24 categorias - mas vale levar em consideração os curtas (errei em três deles: curta de animação, curta documentário e curta-metragem), então errei Ator Principal (foi para Penn em vez de Rourke), Mixagem de Som (dei para "Batman" e não "Slumdog" e Filme Estrangeiro, que dei para o israelita e não para o japonês.

Enfim, a Índia está em festa pelos 8 Oscars conquistados pelo filme, "Ben Button" só ganhou três (maquiagem, efeitos especiais e direção de arte) e confira a lista completa de vencedores aqui.


- Imagem do Mês: "O Lutador".


UPDATE: Então, a cerimônia: Uma festa excelente, como há muitos anos eu não via. Um palco que pouco lembrava o Teatro Kodak - próximo ao público -, um ambiente mais descontraído do que o habitual, orquestra tocando temas ao vivo, e vamos aos tópicos:

- Queimei a língua. Fui um dos que criticou Hugh Jackman como escolha de apresentador, mas tenho que admitir que o homem se saiu excepcionalmente bem, especialmente com esse novo estilo de cerimônia, não sabia que dançava tão bem e conseguia conduzir a apresentação tão bem, um artista, substituindo os comediantes já batidos.

- Bill Condon e Laurence Mark - os produtores - fizeram cenários para as categorias, números musicais excelentes, um formato de apresentação excelente, o que nos remete a maior, e melhor, mudança:

- A apresentação das categorias de atuação. Convidar 5 atores/atrizes já vencedores do Oscar para cada um falar dos atuais indicados foi uma sacada genial, e o modo como foi feito, na tela dividindo-se mostrando a foto de cada um a época, tudo muito, muito bem feito.

- Algumas categorias serem apresentadas no mesmo segmento pelos mesmos apresentadores funcionou para alguns: animação e curta de animação e os documentários, mas não gostei de maquiagem, efeitos e direção de arte terem estado todas juntas. Achei também os clipes com filmes de 2008 desnecessários.

- Baz Luhrman fez um excepcional número musical com Hugh Jackman, Beyoncé, o casal de "High School Musical" e o de "Mamma Mia!", simplesmente excelente. O curta de Judd Apatow com James Franco e Seth Rogen foi muito bom também, esse cara é o novo rei da comédia hollywoodiana (o diretor, no caso, mesmo Seth Rogen sendo um achado incrível e Franco ser um ator em ascensão.

- Talvez, o que diminuiu o brilho da festa tenha sido os prêmios que foram totalmente previsíveis e poucos filmes "geniais". Então, espero que repitam a fórmula ano que vem e que 2009 tenha uma safra ainda melhor de filmes.


5 comentários:

Sergio Deda disse...

Gostei bastante dos vencedores, todos foram super merecidos. A cerimônia não gostei muito, embora fosse até inovadara em vários aspectos. Talvez a previsibilidade absoluta nos vencedores tenha sido um dos motivos.

Jeniss Walker disse...

gostei bastante da mudança com relaçao a entrega dos premios p/ atuação.
a cerimonia foi menos chata q o normal.
abs, bro

Anderson Siqueira disse...

E será que ele vale isso?! Tenho que ver "Quem Quer Ser Um Milionário?" para saber. A maior surpresa da noite foi o filme estrangeiro. E eu acertei!
=)

Kau Oliveira disse...

Yuri, acho que a vitória de Slumdog era bem óbvia. Inclusive, pensando bem, a sua vitória foi um tapa na cara de Hollywood. Mostra que pode-se fazer bonito, com pouco!

Abs!

Lucas Oliveira disse...

concordo com tudo sobre seus comentarios do oscar. de fato as premiações foram bem previsíveis e nao a toa errei apenas 5 categorias no meu bolao! ;-)
a cerimonia foi divertida, dinamica e de fato o hugh é um excelente host, suas apresentações foram divertidas e você falou sobre algo que eu adorei: atrizes vencedoras comentaram sobre as indicadas. felizmente o oscar deu uma modernizada no seu protocolo.