quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Review

Feliz Natal (idem, 2008)


Direção: Selton Mello
Roteiro: Selton Mello e Marcelo Vindicato
Elenco: Leonardo Medeiros, Darlene Glória, Paulo Guarnieri, Lúcio Mauro.
Extra: Três indicações ao Grande Prêmio Vivo do Cinema Brasileiro (Som, Atriz [Darlene Glória] e Ator Coadjuvante [Lúcio Mauro])

Sinopse: Um homem decide retornar à capital após muitos anos. Lá ele encontra sua família com diversos problemas, sendo que sua presença altera a situação de todos. [AdoroCinema]


Assisti "Feliz Natal" com certa expectativa. Um erro, sim, mas não pude evitar. Esperava que Selton Mello atrás das câmeras fosse tão bom quanto o à frente delas. Para mim, não foi.

Os primeiros dez minutos de filmes são extremamente chatos, repetitivos e cansativos. Dez minutos apenas. Ali já vi que não seria como eu imaginava. Pois bem, as partes boas: gostei das atuações em especial do protagonista Leonardo Medeiros, sempre correto. Lúcio Mauro não decepciona vivendo o pai da família, Darlene Glória, a mãe problemática também tem cenas muito boas.

A fotografia do filme é boa, mas nada excelente. A parte técnica em geral apenas cumpre sua parte. Me decepcionei com a trilha do filme, achei por demais repetitiva, apesar da canção ser até boa.

O filme conta com uma boa trama familiar, problemas palpáveis, algumas cenas realistas, você sente que aquilo pode acontecer - e acontece - em qualquer família, não é nada improvável, essa parte mais humana do filme funciona muito bem, os delírios do protagonista são muito bem representados, porém, apesar da boa trama, achei o roteiro muito fraco, diálogos pouco marcantes, situações que poderiam ser melhor trabalhadas.

Algo que me incomodou bastante foram planos-sequência extremamente longos, fixos, monótonos. Achei o relacionamento do casal vivido por Guarnieri e Graziella Moretto foi mal trabalhado, principalmente seu desfecho. Porém, uma das cenas finais - com um plano estático - funciona muito bem, apesar de previsível.

No geral, fiquei decepcionado e achei que as partes ruins ofuscaram muito as boas. Com uma boa trama mal trabalhada, Selton Mello peca na sua estreia na direção. Espero que seja azar de principiante e que com experiência nos brinde com direções melhores.


Nota: 6


Um comentário:

Hugo disse...

Concordo com você, a câmera as vezes nervosa e o excesso de closes acabaram atrapalhando no resultado final.

É uma pena, porque o material poderia render um filme melhor.

Abraço