sexta-feira, 14 de agosto de 2009

The time goes by...

Um Pobretão na Casa Branca (Head of State, 2003)


Direção: Chris Rock
Roteiro: Chris Rock e Ali LeRoi
Elenco: Chris Rock, Bernie Mac, Dylan Baker
Extra: Faturou mais de US$ 37 milhões nas bilheterias.

Sinopse: Para atrair as minorias, um partido decide lançar como candidato a presidente um vereador negro e pobre. Porém o que não se esperava era que ele se tornasse cada vez mais popular e tivesse chances reais de ser eleito Presidente. [AdoroCinema]



Bom, talvez alguns não conheçam o filme e podem se perguntar o motivo de escrever sobre ele, mas a verdade é que não pretendo falar do filme em si. Achei muito curioso quando o vi novamente essa semana na TV à cabo. Já havia assistido ao filme em 2004 ou 2005, no mesmo canal e havia adorado, achado divertido, lidado com um tema que eu gosto - política - e ter me divertido bastante.

Alguns anos depois, me pego achando tudo aquilo impressionantemente idiota, piadas de mau gosto, clichês que não ficam nada bem, atuações pavorosas, roteiro perdido e direção mais ainda. Achei incrível como mudamos ao longo dos anos, um filme que adorava agora detesto, curioso? Talvez.

"Um Pobretão na Casa Branca" traz Chris Rock à frente da direção, roteiro e atuação, com isso, dedico o fracasso do filme totalmente a ele, que é uma pessoa que eu não simpatizo - muito por sua declaração no ano em que apresentou o Oscar, que disse que só quem assiste à cerimônia são gays, mulheres e desocupados, mostrando seu total descaso com o maior prêmio da indústria e que ele apresentaria.

Mas o foco do post não seus as tomadas péssimas, tentativas altamente forçadas de fazer rir, piadas ridículas e que alcançam somente àquele público específico que gosta de comédias "burras", com raríssimos momentos... "simpáticos". O foco é mostrar os diferentes olhares que podemos ter sobre uma obra, as diferentes opiniões, que não só variam de pessoa para pessoa, como ela própria pode mudar ao longo do tempo. E essa diferença de opiniões me fascina, talvez por isso goste tanto desse nosso "universo" dos blogueiros de cinemas, ver tantas opiniões diferentes sobre uma mesma obra.

Viva a democracia e abaixo Chris Rock.


Nota: 3


2 comentários:

Anônimo disse...

Esse é o tipo de filme que eu mesmo passo longe, hahaha. Até porque o Chris Rock não tem muitos projetos decentes no cinema...

Kamila disse...

Já peguei esse filme algumas vezes, na TV, mas nunca o assisti! Gosto do Chris Rock!