domingo, 25 de julho de 2010

Ninja Assassino

Reparei que ultimamente venho escrevendo mais sobre obras que me desagradaram do que o contrário. Talvez não esteja vendo tantas coisas boas, esteja chato, baixando os filmes errados. Talvez. O que importa é que preciso vir aqui prestar um serviço público aos meus amigos cinéfilos: não vejam esse filme.

"Ninja Assassino" é aquele típico filme voltado para um público bem específico: sem profundidade, poucas falas, muita luta e uma história genérica. Muitos podem dizer que a grande parte de nós, que gosta de cinema, escreve sobre ele, não gosta de "filmes pipoca", blockbusters, mas não é verdade. Claro que a maioria não vale a pena, mas alguns até divertem, passam o tempo sem nos fazer sentir vergonha pelo que vemos em tela.

Essa obra conta a história do ninja Raizo, treinado desde criança para ser um ninja perfeito, volta-se contra seu clã; uma vez que uma pesquisadora começa a chegar perto da verdade sobre os ninjas. Um filme de ninja pode render excelentes coreografias, nesse caso específico, podia ter uma boa fotografia, uma direção de arte e efeitos especiais decentes, mas nunca vi uma produção usar um sangue tão falso sem ter essa intenção.

Um primo meu que gosta dos filmes blockbusters, tentou dizer que era pra ser assim mesmo, mas não era. "V de Vingança", "300" e vários outros filmes possuem uma quantidade de sangue considerável e até exagerada, mas não chegam ao patético nível apresentado no filme do direito McTeigue. Sua direção aliás quando tenta um ângulo diferente ou algo do tipo fica forçada e risível. O roteiro não poderia ser mais superficial, com o único objetivo de ter uma história para caber em 1 hora e meia. A fotografia poderia aparecer e não chega nem no quase.

Uma coreografia de luta aqui, outra ali, são mais legais, mas no geral, decepcionam. Péssimas atuações que não ajudam em nada. Acho que já deu pra entenderem, né? Se alguém gostar, peço pra tentar me mostrar, que fiquei impressionado o quanto detestei, mas de forma alguma recomendo que veja.


Ninja Assassino (Ninja Assassin, 2009)

Direção: James McTeigue
Roteiro: Matthew Sand e J. Michael Straczynski
Elenco: Rain, Naomie Harris, Ben Miles, Rick Yune
Extra: 99 min., produzido pelos irmãos Wachowski


5 comentários:

Kamila disse...

Nem assistiria a este tipo de filme!

Vinícius P. disse...

Não só porque raramente gosto desses filmes de luta, não darei uma chance a esse porque simplesmente parece ser um dos piores do gênero.

Luis Galvão disse...

rsrsrs. falar mal de um filme é com certeza mais fácil do que falar de um que você gostou. Comigo é a mesma coisa. E sobre o filme, bem, não assistir e provavelmente não perdi muita coisa

Wally disse...

O que me deixa mais cético na hora de desdenhar do filme é o fato de que foi dirigido por James McTeigue - do ótimo "V de Vingança"!

Yuri Dias disse...

Kamila e Vinicius, não aconselho mesmo a assistirem, não perdem nada...

Galvão, vou me esforçar para ver e escrever mais sobre filmes bons, ultimamente tá difícil...

Wally, eu adoro "V de Vingança", tenho em DVD, e como cito na resenha, elementos que funcionaram naquele parecem caricatos e juvenis em "Ninja Assassino".