Há um tempo tinha curiosidade de ver o filme que lançou Bryan Singer de verdade em Hollywood, ainda mais que este aparecia em várias listas como um ótimo filme de suspense, enfim...
O longa conta a história de cinco conhecidos criminosos que são presos pela polícia após o roubo de um caminhão cheio de armas, aparentemente sem motivo para justamente aqueles cinco terem sido escolhidos, o encontro acaba levando-os a uma situação muito maior e com grandes consequências.
O roteiro vencedor do Oscar de McQuarrie é muito bom, com ótimas falas, uma linha de pensamento muito bem construída, com tensão, reviravolta, bons personagens, sem cair no clichê, tudo isso claro, com a mão do diretor que mantém o filme linear, retirando bem o que precisa de seus atores, bons ângulos de câmera - que graças a ótima fotografia deixa o clima muito melhor construído.
O elenco foi bem escalado, Spacey é um ator muito linear, que no, provavelmente, papel mais difícil do filme convence completamente, Byrne é um ótimo ator e mostra seu lado mais sombrio que não conhecia antes - só o via antes na série "In Treatment", em que faz um psicólogo. O resto do elenco de apoio ajuda de forma eficaz e, sinceramente, nem reconheci Del Toro magrinho daquele jeito.
O tão comentado final é, sem dúvida, bem feito, mas não me choquei tanto assim. Muitos podem achar que é só pra não mostrar a surpresa, ou algo do tipo, mas acho que depois de tanto tempo do filme ser lançado já devo ter visto coisas semelhantes, provavelmente inspirados nele. É um ótimo thriller, vale a pena ser conferido, mas mostra bem o estilo de Singer, filmes competentes, que valem o ingresso.
Os Suspeitos (The Usual Suspects, 1995)
Direção: Bryan Singer
Roteiro: Christopher McQuarrie
Elenco: Gabriel Byrne, Stephen Baldwin, Benicio Del Toro, Kevin Spacey, Kevin Pollak, Chazz Palminteri
Extra: Vencedor de dois Oscar: ator coadjuvante (Kevin Spacey) e roteiro original. Custou US$6 milhões. 106 minutos.
6 comentários:
Hugo, desculpe, mas apaguei e editei seu comentário por conter elemento crucial para o fim do filme, nem todos gostariam dessa surpresa, mas obrigado pelo comentário.
Hugo:
É um ótimo suspense e a reviravolta final é muito bem feita.
Kevin Spacey fez dois grandes papéis, este filme e o vilão sem nome de "Seven".
Abraço
Sabia que nunca assisti esse filme? O que é estranho, já que é do tipo que eu gosto bastante. Vou procurar.
Ótimo ter apagado o spoiler, afinal eu nunca vi esse filme! Sei, uma grande vergonha, mas agora pretendo corrigir, rsrs. E muitos dizem que o trabalho do Spacey em "Seven" o ajudou a vencer o Oscar por esse filme. Será mesmo?
Estou demorando muito para conferir este filme, acho que é porque já li sobre o desfecho "surpreendente" por aí.
Eu preciso rever, mal lembro...abraço
Postar um comentário