sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

O Lado Cego

(The Blind Side, 2009)

Direção: John Lee Hancock
Roteiro: John Lee Hancock, baseado na obra de Michael Lewis
Elenco: Sandra Bullock, Quinton Aaron, Tim McGraw
Extra: Custou US$ 29 milhões. Indicado ao Globo de Ouro e SAG Awards 2010 para Melhor Atriz (Sandra Bullock).


Acho curioso começar o post lembrando que os dois principais papéis de Sandra Bullock no cinema em 2009 ("A Proposta" e "O Lado Cego") só lhe foram oferecidos após a recuso de Julia Roberts. Não sei bem o que isso mostra da segunda, mas Bullock mostrou-se inteligente e competente, acima de tudo.

O longa de John Lee Hancock nos apresenta a um jovem de 17 anos chamado Michael Oher, que impressiona por seu tamanho, mas devido a problemas com sua mãe drogada, nunca ficou num lar de verdade. Situação que muda quando encontra a família Tuohy e, principalmente, a mãe Leigh Anne.

Eu acredito que o mais bonito que o filme nos mostra é o carinho, a dedicação, a luta e a perseverança dessa família em prol de Michael. É tão reconfortante vermos que pessoas ainda podem amar a outras sem que seja um membro de sangue da família, ou com um estereótipo definido, Leigh Anne joga todos esses conceitos por terra. O roteiro de Hancock desenvolve esse relacionamento muito bem, com diálogos simples que marcam, nunca querendo apressar o que vemos em tela, assim como sua direção correta.

Porém os maiores destaques do filme são para seus atores. O novato Quinton Aaron consegue passar bem a dificuldade de Michael Oher de ficar em uma família, em como os Tuohy vão ganhando seu amor, um personagem bem construído. E ela, Sandra Bullock. A mulher rouba completamente o filme, aliás, nem roubar, ela carrega o filme consigo com um carinho e uma sutileza invejável. Marcada por papéis cômicos e românticos, Bullock entrega uma performance dramática de alta qualidade, e pelo início do post vale dizer que sempre gostei mais dela que de Julia Roberts.

Um bom roteiro e um show de Sandra Bullock, a disputa dos prêmios de melhor atriz acaba de ficar ainda melhor, no que deve ser uma ótima disputa entre Bullock e Meryl Streep. Em quem você aposta?


Nota: 8,5

5 comentários:

Anônimo disse...

No geral é um bom filme, mas para mim é um exagero o sucesso de público que teve. Bullock é OK, mas longe de merecer Oscar...

Anônimo disse...

Eu adoro Bullock, e vejo aqui sua única chance na vida de conseguir ter uma estatueta em mãos. Tomara, e pelo que você disse, ela é a 'dona' do filme e o carrega com alma.

Meryl X Bullock? Por ser ess a única chance da vida da Miss Simpatia, acho que Sandra leva.

Anônimo disse...

Não sabia que fosse tão bom assim, certamente fiquei mais ansioso.

Yuri Dias disse...

Vinícius, acho que por ser uma história bonito, ter futebol americano e Sandra Bullock teve um bom apelo ao público. E acho que ela merece sim, não sei o Oscar em si, ao menos uma indicação.

Galvão, concordo em achar ser sua chance, mas nunca sabemos o futuro, vai que ela faz um papel memorável? Mas sem dúvida é sua melhor chance na carreira.

Wally, vale a pena, mas nunca é bom criar expectativas.

Obrigado pelos comentários, abraços!

Mayara Bastos disse...

Estou curiosa para ver Sandrinha em ação, e o filme parece bom mesmo.

Beijos! ;)