terça-feira, 5 de janeiro de 2010

The Young Victoria

Direção: Jean-Marc Vallée
Roteiro: Julian Fellowes
Elenco: Emily Blunt, Rupert Friend, Paul Bettany, Miranda Richardson, Jim Broadbent
Extra: Indicado ao Globo de Ouro 2010 de Melhor Atriz - Drama (Emily Blunt).


Acho bom começar explicando que tenho um fraco por filmes de época, principalmente retratando essa temática da realeza e coisas do gênero. Dito isso, "The Young Victoria" não decepciona.

O bom roteiro de Julian Fellowes retrata a história da rainha Victoria que ao 18 anos assume o trono da Inglaterra rodeada de pessoas querendo manipulá-la, a jovem tenta manter-se fiel aos seus ideais, tenta desfrutar da recente liberdade que ganha com a coroa, já que antes de assumir era controlada pela mãe, que por sua vez era controlada pelo secretário e, para se ter uma noção, só podia subir e descer escadas de mãos dadas com alguém.

O filme, como a grande maioria dos que retratam a época, possuem um figurino impecável, uma direção de arte minuciosa e até um boa fotografia. Meu destaque maior vai para a segura direção de Jean-Marc, com ótimos ângulos de câmera e como explora bem seus atores e cenários. Aliás, seus atores... Emily Blunt nos entrega mais uma linda performance, sou fã de seu trabalho em "O Diabo Veste Prada" e como a jovem Victoria está segura e completamente crível.

O elenco de apoio tem uma participação de luxo do sempre competente Jim Broadbent que dá um showzinho como o tio da jovem, rei até ela completar 18 anos. Paul Bettany, também sempre linear, nos mostra um primeiro-ministro muito, muito bem feito e Rupert Friend, apesar de ser mais fraco, convence como o príncipe Albert e a excelente atuação de Mark Strong como o desprezível secretário John Conroy.

O filme no geral não decepciona, pega um tema que pode facilmente cair na mesmice e conta uma bela história de forma leve, com atuações marcantes, uma direção segura e de um jeito que você fica realmente satisfeito enquanto os créditos sobem na tela. Vale a pena.


Nota: 8,5


6 comentários:

Anônimo disse...

Não tinha ouvido falar de Yong Victoria, mas assim como você, me chama a atenção os filmes de época, principalmente pelo cuidado que Hollywood tem em retratar o figurino e os cenários... Quero ver! Ainda mais com Emily Blunt indicada ao Globo de Ouro.

Mayara Bastos disse...

Louquinha para ver este filme! rsrs.

Vitória Pratini disse...

O filme parece ser marcante e a história, pelo o que você falou, retratada de forma bem fiel. Emily Blutn realmente deve ter dado um show. Assistirei e, então, podemos compartilhar opiniões.

Anônimo disse...

Também acho que Blunt é uma grande atriz em ascenção, tomara que ela continue aceitando trabalhos como esses.

Anônimo disse...

O mais irresistível neste filme aparenta ser o elenco (e o figurino, claro). Sua crítica me animou muito, devo dizer.

Anônimo disse...

Estou super ansioso para ver esse filme, em especial pela elogiada atuação da Emily Blunt - sempre torci pela atriz e ela parece estar num ótimo momento.