terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Nine

Creio que todo fã de cinema e em especial, fãs de musicais, ficaram empolgados quando as primeiras notícias de "Nine" chegaram. Um elenco mais do que excelente, um diretor com certa experiência no gênero e uma boa história. Então o que aconteceu para que pouquíssimos cinéfilos tenham gostado do filme?

Antes, tenho que dizer que mesmo lendo tantas coisas negativas, mantive o otimismo, gosto do gênero e achei que o filme me agradaria mesmo assim. Infelizmente, me enganei. O longa conta a história de Guido Contini (que é oficialmente o nome que mais odeio no mundo, de tanto que foi repetido nas duas horas de projeção), um cineasta de sucesso que ultimamente só vem fazendo fracassos, atravessando uma crise criativa e que todos criam grandes expectativas sobre sua nova obra. O problema? O homem não tem idéia sobre o que será o filme ainda.

Guido (Day-Lewis) é rodeado por mulheres: sua esposa, ex-atriz que deixou a carreira (Cotillard), a amiga e figurinista (Dench), a mãe (Loren), a fã/jornalista (Hudson), a amante (Cruz), a estrela/musa (Kidman) e a prostituta (Fergie). Cada uma ocupando um espaço em sua vida, seja que agora ou no passado.

O que mais fiquei impressionado é como um elenco com tanta gente boa pode fazer algo tão ruim. Acho que podemos saber isso ao término do filme: as duas melhores performances musicais foram de Fergie e Kate Hudson. Fergie e Kate Hudson! Ok, ok, a fotografia funciona muito bem, a direção de arte é super competente e o figurino é muito bonito. Acabou.

Suas músicas funcionam melhor sendo ouvidas enquanto se escreve algo (como agora) do que propriamente no filme. Salvo as duas que comentei anteriormente e "Take it all", apresentada por Marion. A direção de Rob Marshall é confusa, o roteiro bagunçado, não consegui sentir nenhuma afeição por nenhum dos personagens, o filme parece um grande videoclipe.

Nunca vi Daniel Day-Lewis tão caricato, um dos melhores de sua geração. Não entendi a indicação de Penélope Cruz para o Oscar, ela não faz praticamente nada, além de ser extremamente linda, Marion podia - e devia - muito bem estar em seu lugar, agora por que o estúdio a classificou como principal, não sei, ela é a melhor coisa no filme. As outras atrizes estão apenas corretas. Iupi.

"Nine" decepciona extremamente com uma história que não nos leva a lugar nenhum, não funciona como musical e é ralo demais. Ainda não acredito que a Fergie foi um dos pontos altos do filme...


Nota: 4,5


(idem, 2009)

Direção: Rob Marshall
Roteiro: Michael Tolkin e Anthony Minghella
Elenco: Daniel Day-Lewis, Marion Cotillard, Penélope Cruz, Judi Dench, Nicole Kidman, Kate Hudson, Sophia Loren, Fergie.
Extra: Indicado a 4 Oscars: Direção de Arte, Figurino, Canção Original ("Take it all") e Atriz Coadjuvante (Penélope Cruz). Indicado ao Globo de Ouro de Melhor Filme Comédia/Musical, Canção Original ("Cinema Italiano"), Ator Comédia/Musical (Daniel Day-Lewis), Atriz Comédia/Musical (Marion Cotillard) e Atriz Coadjuvante (Penélope Cruz). E ao BAFTA de Cabelo/Maquiagem. Custou US$80 milhões.

8 comentários:

Cristiano Contreiras disse...

Eu verei este filme? tão cedo! rs

Nada me atrai nele, desde que vi o começo da euforia de trailers e preview, eu bem sabia que daria nisso...

um dia eu confiro em dvd!

e o Oscar deste ano é um dos mais fracos, no quesito indicações.

Abraço

ei, moço!
finalmente te adicionei ao meu hall de blogs amigos, ok?

abs

Luis Galvão disse...

Já me conformei que fui o único que gostei desse filme (srsr). Acho que o tom metalinguistico empregado funcionou, as musas (mesmo sendo pouco aproveitadas, é verdade) tem números ótimos, e no estilo que Rob sempre vem fazendo (para una irregular, mas para mim aceitável).

Unknown disse...

É sensacional de tão amador como cinema. O filme é como o ataque dos sonhos do time do Flamengo (Romário, Sávio e Edmundo) no ano do Centenário.

Abs!

Pedro Tavares disse...

Acho que o Luis foi o único a gostar do filme mesmo! hehehe

Mayara Bastos disse...

Desisti de ver este filme no cinema, rsrsrs. Deixar apar DVD, acho...

Beijos! ;)

Alex Gonçalves disse...

Yuri, concordo com o senhor. "Nine" foi um banho de água fria para qualquer fã de musicais que se preze. Até que gostei das canções, a trilha sonora é a que mais estou ouvindo esta semana, mas não há dúvidas de que o resultado do filme saiu desastroso.

Vinícius P. disse...

Um dos maiores micos dessa temporada. Um filme que poderia ser muito bom, mas que falha miseravelmente em todas as suas pretensões.

Yuri Dias disse...

Cristiano, espere para ver em DVD ou para baixar quando não tiver opções :p E depende da categoria do Oscar, tem algumas que estão muito boas.

Luis, acho que só você gostou mesmo xD O filme não cumpre com o que propõe e tudo fica na expectativa...

Otavio, ótima comparação :p

Pedro, também acho, viu xD

Mayara, é a melhor escolha que você faz.

Alex, ouvindo as músicas sozinhas ou até vendo-as no YouTube, funcionam que é uma beleza, "Be Italian", "Cinema Italiano" ficam na cabeça fácil. Esse lado vale.

Vinícius, e é uma pena. Poderia ter sido um grande exemplar do gênero. Esperar coisas melhores em 2010.

Obrigado pelos comentários! Abraços.