sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Ouvindo Sherlock

Álbum: Sherlock Holmes - Original Motion Picture Soundtrack
Artista: Hans Zimmer


Esse ano a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas deixou vários amantes de trilhas sonoras um tanto quanto revoltados. Por motivos pouco compreendidos, excelentes trabalhos como "Onde Vivem os Monstros", "Harry Potter e o Enigma do Príncipe" e até "Coração Louco". Eis então que sai a lista dos indicados e entre os nomes "Sherlock Holmes" aparece.

Meu primeiro sentimento foi de descrença. O filme parecia possuir muita ação/comédia para carregar uma trilha sonora boa o suficiente para ser indicada. E adoro quando me engano. Nesses casos, claro.

Hans Zimmer é uma figurinha fácil em filmes do gênero, como "Batman Begins", "Piratas do Caribe", "Anjos e Demônios", dentre outros. Mas sempre costumei gostar de seus trabalhos, foi um dos primeiros que conheci quando passei a "notar" as trilhas.

Dessa vez, o compositor consegue mesclar bem canções mais divertidas, como a principal do filme "Discombobulate" com temas mais de ação (como "Catatonie") que dão um ótimo clima associado a magnífica direção de arte. Uma das canções que me chamaram atenção foi "Is It Poison, Nanny?" com lindo arranjo de violino, mas nesse quesito perde para "Not In Blood, But In Bond", que chega a lembrar a canção-tema do Coringa em "O Cavaleiro das Trevas", o que é um elogio.

É uma obra que casa perfeitamente com a imagem na tela e funciona fora dela também. Me surpreendeu, curti bastante.

Download

6 comentários:

Mayara Bastos disse...

Concordo plenamente. Minha favorita é "Discombobulate", uma ótima composição, por colocar o espectador no clima do filme, mesmo sem ter visto. Mereceu a indicação.

Beijos! ;)

Luis Galvão disse...

Eu Também adorei essa trilha, acho que foi um dos aspectos mais impactantes do longa. Ela casa certo com as cenas, fica na memória (coisa díficil para uma trilha instrumental) e participa das cenas. Zimmer é otimo.

Vinícius P. disse...

Sem dúvida a trilha de "Sherlock Holmes" é um de seus melhores aspectos e a indicação ao Oscar foi bem merecida.

Wally disse...

Apesar dos erros da categoria do Oscar, a indicação é mesmo certeira. A trilha sonora é magnífica - no filme então, melhor ainda.

Kamila disse...

Esta trilha é um dos pontos altos desse filme! A indicação ao Oscar foi totalmente merecida.

Yuri Dias disse...

Mayara, a trilha incorpora perfeitamente o clima do filme, ficou excelente.

Galvão, como você disse, a trilha é parte atuante do filme, Zimmer nos entrega outro ótimo trabalho.

Vinícius e Kamila, a indicação foi totalmente merecida, ponto altíssimo do filme.

Wally, se formos falar da besteira da Academia a raiva aumenta, então é bom que tenham feito uma boa seleção apesar de tudo.

Obrigado pelos comentários! Abraços.