terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Um Homem Sério

Essa nova obra dos irmãos Coen vem despertando emoções diferentes sobre nossos amigos cinéfilos. Alguns adoraram, outros nem tanto. A minha visão? É um bom filme.

O longa nos apresenta a Larry Gopnik (Stuhlbarg), um professor, pai de família, judeu, de classe média e um homem sério que começa a ver sua vida cair a sua volta. Sua vida não tem nada de peculiar, mora com a esposa - em um relacionamento frio e distante, com dois filhos um tanto quanto problemáticos e o irmão doente que fica horas no único banheiro da casa.

Dá para notar que o filme é simples quando vemos seu orçamento de "apenas" 7 milhões de dólares, portanto não vemos uma direção de arte ou um figurino de destaque. Nem a fotografia do longa é marcante. Portanto sobre os três aspectos principais de um filme: roteiro, direção e atuação.

A atuação do protagonista é boa, convincente, engraçada, muito bem feita, provavelmente o melhor personagem da trama, com toda a sua "complexidade". Os coadjuvantes apresentam boas perfomances, que fazem o filme ser bom, mas nada impressionante.

O estilo dos irmãos está bem representado, tanto na direção como no roteiro. Sou um dos que tem grandes problemas com o final de "Onde os Fracos Não Têm Vez", mas tenho que assumir que o fim de "Um Homem Sério" conseguiu me deixar com ainda mais raiva. A história, o diálogo, a construção dos personagens vinha excelente até que o filme termina. Odiei. Ponto.

Esse final é o culpado pela maior parte das "perdas de ponto" que teve, e não acho sua indicação para Melhor Filme no Oscar muito justa. Melhor que "Um Sonho Possível"? Talvez. Mas não merecia a vaga.


Nota: 8


(A Serious Man, 2009)

Direção: Ethan Coen e Joel Coen
Roteiro: Ethan Coen e Joel Coen
Elenco: Michael Stuhlbarg, Richard Kind, Fred Melamed, Sari Lennick
Extra: Indicado ao Oscar 2010 de Melhor Filme e Melhor Roteiro Original. Indicado ao BAFTA 2010 de Melhor Roteiro Original.
Indicado ao Globo de Ouro 2010 de Melhor Ator Comédia/Musical (Michael Stuhlbarg). Custou US$ 7 milhões.

8 comentários:

Jenson J, disse...

Yuri, tudo bom?
Acho este um tanto diferente de qualquer outro filme, apesar de um tanto lento é engraçado e bem atuado!

Será que suficiente para estar entre os 10 indicados?
Atribuo a mesma note que você!

Luis Galvão disse...

Eu também achei um filme apenas bom, mas em um ano com poucas obras destaques, deu para entrar tranquilo entre os dez. Stuhlbarg dá show!

Wally disse...

Nos Coen eu confio, certamente. Ainda que não esteja esperando nada de muito maravilhoso, realmente estou curioso para descobrir o que fizeram aqui.

Eduardo Albuquerque disse...

Estou longe de gostar dos Coen. Ainda nao assisti a esse filme, mas assistirei mesmo contra vontade, hauhua.

Vinícius P. disse...

Eu gostei do filme ser indicado na categoria principal. Melhor que ser substutuído por um "Nine", por exemplo...

Yuri Dias disse...

J Jack, não tive problemas com o ritmo do filme, nem o achei tão engraçado, talvez nem fosse essa a proposta. Acho que o final e a trama não muito empolgante que o prejudicaram.

Galvão, talvez sim. Mas prefiria muito mais "500 dias com ela" por exemplo. Concordo quanto a Stulhbarg.

Wally, para quem gosta dos irmãos já fica mais fácil, apesar de eu ter gostado da maioria de seus filmes.

Eduardo, se você já tem problemas com os Coen é bom deixar esse filme pra depois.

Vinicius, ainda não vi Nine, mas pelo que dizem a escolha deve ter sido acertada :p

Obrigado pelos comentários. Abraços!

Cristiano Contreiras disse...

Não sou fã dos Coen.

Mayara Bastos disse...

Estou curiosa para conferir este filme, um filme típico "made by brothers Coen", rsrsrs. Parece ótimo mesmo.

Beijos! ;)