domingo, 10 de janeiro de 2010

A Trilha do Enigma

Resolvi aproveitar que o Blog de Ouro está chegando e de uma certa maneira promover um dos meus favoritos, que alguns podem esquecer. Pela primeira vez vou falar exclusivamente de uma trilha sonora, algo que deveria ter feito mais cedo por ser um dos aspectos que mais gosto nos filmes.

Nesse momento a trilha vai acompanhando o texto ao fundo, excelente forma de inspiração, não acham? Vamos lá.


Álbum: Harry Potter and the Half-Blood Prince
Artista: Nicholas Hooper


A série "Harry Potter" começou no cinema muito bem, na parte de sua trilha não precisamos comentar o monstro chamado John Williams, provavelmente não existia pessoa melhor para compor um tema tão marcante para uma série de livros - e de filmes. "Hedwig's Theme" ecoa na cabeça de fãs ou não da série. O homem continuou no comando até o 3º filme da saga. No 4º Patrick Doyle entrou e fez um trabalho bom, mas não marcante. No 5º a equipe contrata Nicholas Hooper e sabiamente o mantém para o sexto volume.

Hooper consegue mesclar os temas antigos e marcantes da série de um jeito sombrio e adiciona dezenas de elementos novos que combinam perfeitamente com o que vemos em tela, aliás, combina perfeitamente com o que lemos nos livros. Quem dera na época em que li a obra pudesse ter a trilha de Hooper ao fundo. Esse cara, que tem a maior parte de seus trabalhos para a televisão, me deixou impressionado com a maravilhosa composição, certamente é a obra que mais ouvi no ano e a minha favorita, por tabela.

O maestro fez o gênero que mais gosto de ouvir: canções mais pesadas, com um certo clima dark (como "Journey To The Cave"), que imediatamente nos remete ao filme, ao passo que desta vez ouvimos música mais animadas ("The Weasley Stomp" ou "Ron's Victory", por exemplo), casando perfeitamente com a proposta do longa.

Uma obra que é completa como um todo, outros destaques vão para lindíssima "Farewell Aragog", "Harry e Hermione", a simples e bela "When Ginny Kissed Harry", ou a emocionante "Dumbledore's Farewell". Enfim, ficaria aqui falando de cada canção individualmente, mas para lhes poupar fico por aqui. Aproveitem, ouçam bastante já que Hooper declarou que não voltará para os dois últimos filmes da franquia, espero que contratem alguém à altura do que se tornou as lindas trilhas de "Harry Potter".


Download - Parte 1
Download - Parte 2




PS: Um bom site de consulta de trilhas sonoras é o Soundtrack.net

6 comentários:

Anônimo disse...

Adoro este filme e a trilha sonora de Hooper é maravilhosa. Uma pena que foi desconsiderada pela Academia. E, poxa, não sabia que ele não voltaria para os próximos filmes. Espero que tragam de volta John Williams, pelo menos.

Anônimo disse...

a trilha sonora do filme é boa mesmo, assim com o filme em si.

acho os dois primeiros HP bem chatinhos, mas depois melhorou bastante.

abraço.

Anônimo disse...

Acho que a entrada de Hooper na franquia só ajudou bastante nessa 'mudança' e 'amadurecimento' de Harry (personagem e série). Tomara que esse trilha, junto com outros aspectos louváveis do longa (fotografia e etc.) sejam reconhecidos pelo Blog De Ouro.

Matheus Pannebecker disse...

Eu acho um máximo o trabalho que Nicholas Hooper fez nos dois filmes que participou de "Harry Potter"! E acho muita injustiça ele ter sido desclassificado do Oscar, já que a trilha era uma das melhores de 2009.

Anônimo disse...

Acho que a trilha é uma das melhores trilhas do ano e possivelmente a melhor já realizada para um filme da série "Harry Potter".

Yuri Dias disse...

Wally, não duvido de John Williams, mas será que a série não "amadureceu" um pouco? Mas o cara faz de tudo né...

"Intratecal" eu até gosto dos dois primeiros, tinham o clima certo para a série que só vem crescendo.

Galvão, o sexto filme tem uma parte técnica invejável, também espero vê-lo no Blog de Ouro.

Matheus, a Academia só vem se queimando com suas regras malucas para as categorias de música, completo absurdo!

Vinícius, pra mim é A melhor trilha da série, e olha que tivemos bons trabalhos antes.

Obrigado pelos comentários! Abraços